Alongamento e Flexibilidade

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alongamento211 Alongamento e Flexibilidade

Uma das minhas atividades favoritas. Alongar-se, esticar os músculos que estão em constante movimento de contração e relaxamento. Um músculo saudável tem que ser forte e também flexível. É o momento em que ficamos mais atentos aos sinais do corpo, conhecendo cada parte, sentindo cada parte. A concentração e atenção total devem ser levadas para o corpo sempre mais principalmente em atividades como o alongamento.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.
Com a falta de flexibilidade não haverá amplitude normal dos movimentos, pode também causar um desalinhamento na estrutura do corpo, devido à tensão e encurtamento muscular, tudo isso seguido de muitas dores localizadas, as mais comuns são nas costas, região cervical e lombar.

 

Alguns cuidados são fundamentais na realização dos alongamentos:
· Não tenha pressa, procure permanecer na posição pelo menos 30 segundos.
· Se fizer um aquecimento antes, o corpo será mais bem alongado;
· Respeite seus limites;
· A dor é um alerta que o organismo lhe manda;
· Relaxe os músculos para poder alongá-los, músculos contraídos não se alongam.
· Respire durante os alongamentos, é muito comum as pessoas bloquearem a respiração nas posturas;
· Esteja atento às modificações que vão ocorrendo na medida em que você incorpora esta prática a sua vida.
Com certeza, um fator muito importante para os praticantes de qualquer atividade física é a presença de alongamento, para melhorar sua performance. Uma boa flexibilidade proporciona o aumento da eficiência mecânica por proporcionar a realização dos gestos desportivos em faixas além do limite máximo do movimento onde a resistência ao gesto é maior. Permite então a realização de gestos e movimentos que sem flexibilidade seriam simplesmente impossíveis;
Os riscos de lesões e distensões diminuem e também propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade.

 

COL257 200809101404331 300x197 Alongamento e FlexibilidadeSão inúmeros os motivos para a prática de alongamento; boa postura, músculos resistentes, circulação sanguínea ativa, diminuição das tensões e dores musculares, auxilia no desenvolvimento da percepção corporal, auxilia até a prevenir lesões por esforços repetitivos mais conhecidos como LER. Enfim posso escrever páginas e mais páginas, procure a prática que melhor se adéqüe ao seu estilo. Existem vários métodos, desde os tradicionais alongamentos no solo ou com utilização de materiais ou aparelhos, passando por yoga, pilates, treinamento funcional, aula de circo. Enfim, vá atrás de sua flexibilidade, de sua percepção corporal. Você só tem a ganhar.
Mais adiante retorno neste assunto mostrando alguns exercícios de alongamento e falando um pouco sobre diferentes aulas de alongamento, tudo o que há de novo neste assunto.

Até a próxima.

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23 Responses to “Alongamento e Flexibilidade”

  1. Antonio
    26. abr, 2010 at 12:33 #

    Bianca,
    qual seria uma sequência de alongamentos ideal para quem não tem tempo (pela manhã) e quer ter alguns benefícios ao longo do dia?
    Abraço

    • Bianca Trentine
      26. abr, 2010 at 16:53 #

      Olá Antonio, sempre que vamos pensar em uma série de exercícios, existem vários fatores a serem considerados, por exemplo: Vc pratica alguma atividade física? Fica muito tempo em pé ou sentado? Senti dores em alguma parte do corpo? Senti a necessidade de alongar alguma região específica? Partindo daí podemos começar a pensar na seqüência de exercícios, porém, se falando em alongamento, sempre devemos enfatizar exercícios para os principais grupamentos musculares: Peito, Costas, Braços, Quadríceps (coxa) e principalmente os posteriores da perna (panturrilha, posterior da coxa, glúteos, lombar). Fique atento que farei um post especial sobre uma seqüência de alongamento para ser feito até no momento de trabalho. Com explicações detalhadas para garantir sua segurança. Abraço grande.

      • Antonio
        08. mai, 2010 at 19:35 #

        Olá Bianca,
        Não pratico atividade física e trabalho o dia todo sentado. Minha postura na mesa de trabalho não é das melhores. rss. Dai que no final do dia, as costas doem. O que recomenda?
        bj

        • Bianca Trentine
          10. mai, 2010 at 13:27 #

          Com certeza vc precisa de alongamento diário e seria muito bom um pouco de fortalecimento muscular tb. Ainda essa semana farei um post próprio para quem trabalha muito tempo sentado, é fácil e muito compensador. Aguarde.

          • zenailda
            17. mar, 2011 at 23:06 #

            parabens para vc

          • renan
            19. mar, 2011 at 12:34 #

            Euu faço muita fisica, por isso eu não tenho dor em lugar nenhum….rs*

      • Antonio
        31. mar, 2011 at 13:19 #

        Oi Bianca, parabéns pelo prêmio do Blog, merecido!
        Em relação a postura, li seu post sobre posição a mesa, quando trabalhamos com o notebook e vi que meu monitor é abaixo da linha dos olhos, isto faz com que fique meio arcado. Dai a dor na região lombar.
        o que sugere? Se puder responder por e-mail, tb agradeço.
        bj.

        • Bianca Trentine
          24. abr, 2011 at 21:38 #

          Sim Antonio, este é o resultado, ficar cifótico (ombros para frente) e dores no pescoço, cervical e na lombar, devido a postura e por ficar muito tempo sentado, toda a sobrecarga vai para a lombar. Tente subir seu monitor com livros mesmo, para que ele fique na altura de sua visão e seus braços devem ficar apoiados na mesa. Fora isso, não deixe de praticar alongamentos e fortalecer a musculatura e tendões das mãos e braços, abdomen e lombar. Temos alguns treinos para fazer em casa.> Veja http://corpoemfoco.com.br/2010/07/alongamento-em-http://corpoemfoco.com.br/2010/07/foco-no-abdomin

  2. Fernando Santana
    06. ago, 2010 at 13:53 #

    Oi Bianca, tenho uma dúvida há muito tempo e que ninguém até agora conseguiu me responder. Toda vez que resolvo melhorar minha flexibilidade e fazer com mais frequencia e intensidade exercicios de alongamento, meu corpo fica muito mais travado tipo robocop rs, ai paro de fazer e me sinto mais leve do que antes. Tirando a velhice vc teria uma idéia do porquê acontece isso, abração e parabéns pelo site.

    • Bianca Trentine
      09. ago, 2010 at 19:44 #

      Olá Fernando, realmente, isso é muito estranho, como se seu corpo se recusasse a ter flexibilidade. Me diga uma coisa, vc persiste na prática por muito tempo? Pq o alongamento, quando iniciamos procura ficar dolorido mesmo e com isso acabamos nos limitando no movimento, como na musculação e se vc faz uma semana, para na outra e faz novamente, vai sempre existir essa sensação, pois o músculo nunca se adapta. Para soltura é necessário persistência na rotina e também é preciso analisar se os exercícios condizem com suas necessidades. Tudo tem um motivo, nos exercícios também. Quero muito poder te ajudar nesta questão. Valeu pelo elogio. bjo

      • Fernando Santana
        13. ago, 2010 at 19:00 #

        Bianca, obrigado pela sua resposta. Acho que encontrei o caminho. Tenho treinado jiu aqui perto de casa com o Paulinho que faz um bom alongamento ao término do treino e tenho me sentido super bem. O fato de estar com o corpo "quente", ajuda muito e o efeito do alongamento é duradouro ao contrário de quando eu entrava numa aula de alongamento " frio" lá na Clube. Volto para casa a pé ,me sentindo leve e com uma postura correta além de não ficar mais com o corpo travado e dolorido. Abração.

  3. Paulo Rorerio Rocha
    29. ago, 2010 at 14:18 #

    Gostaria de saber qual a sequencia de trabalho para atletas de futebol, tipo velocidade, resistencia, força e perioro de recuperação de cada um desde já agradeço.

  4. Jorge
    24. out, 2010 at 1:08 #

    Olá Bianca , tenho 16 anos , e queria saber se consigo abrir espacate tanto 90º como 180º. Oque eu deveria fazer pra mim conseguir ? (se possível) E também , quanto tempo por dia eu teria que treinar , e quanto tempo eu levaria pra conseguir abrir os espacates ? Não sei se isso tem a ver , mais também seria uma dúvida , pra abrir os espacates é preciso ser magro ? Eu tenho 68kg e 1,66 de altura , eu conseguiria ou teria que emagrecer ? Qualquer duvida , tem esse link uma foto de um espacate que quero aprender ! Me mande as instruções por e-mail ? Obg ! > <a href="http://;http://m942.photobucket.com/image/flexy%20doll/anyeili/1_931411206l.jpg.html?src=www” target=”_blank”>;http://m942.photobucket.com/image/flexy%20doll/anyeili/1_931411206l.jpg.html?src=www

    • Bianca Trentine
      25. out, 2010 at 15:17 #

      Olá Jorge, tudo é questão de treino, tanto para adquirir força, como para ser bem condicionado e na flexibilidade não poderia ser diferente. O ideal seria vc ter um acompanhamento de um profissional da área, e não precisa ser magro para conseguir abrir espacate, já vi muitos gordinhos flexíveis. Treinar uma vez por dia, 30' é o suficiente, procure aquecer o corpo antes da prática de alongamento. Dê uma olhada neste treino, ele pode te ajudar, mas procure um profissional para te acompanhar, é a melhor opção. bjos> http://corpoemfoco.com.br/2010/07/alongamento-em-

  5. Igor aires
    25. mar, 2011 at 5:03 #

    Alguem aqui conhece ou tem ao arquivo ou site falando sobre exercicios para alongamento e flexibilidade?

    Agradeço

  6. mylena
    03. jun, 2011 at 17:08 #

    o que é alongamentos e flexibilidad?

  7. Bianca Trentine
    22. jun, 2011 at 20:12 #

    Flexibilidade é a capacidade de movimentar sua articulação em sua máxima amplitude, como fala no início da matéria "Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade." Alongamento é a prática para alcançar a flexibilidade. Espero ter ajudado. beijos

  8. adeson
    15. fev, 2012 at 17:17 #

    queria saber como faço para aumenta minha flexibilida e meu alongamento pois cada pada vez passa mais o tempo eu vou endurencendo mais o corpo e temnho menos alongamento e muito menos flexibilidade ja tentei muitas coisa so consegui foi dorespilates seria mais o ideal pra que meu corpo valta a ter a frexibilidade e o alongamento de quando eu era criança o você acha?

  9. larissa
    15. abr, 2012 at 15:27 #

    Para fazer um espacate precisa de alongamento e flexibilidade?
    Abraço!!!

  10. ana olga
    19. abr, 2012 at 12:59 #

    poxa e tudo tao legau obrigado min ajudou a estudar para a prova

  11. luciano marcos eva
    19. jun, 2012 at 13:09 #

    Pratico capoeira e gostaria de obter orientações sobre como fazer alongamento pra melhorar movimentos e golpes! a minha abertura ainda não está suficientemente boa, e alguns golpes giratórios saem com as pernas um pouco recolhidas! Um forte abraço!

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