Ração Humana – Garantia de vida longa e saudável.

por
7 Comentários

racaoHumana Ração Humana   Garantia de vida longa e saudável.

Pouca gente se preocupa com o corpo o ano inteiro. A maioria exagera, come o que tem vontade e não faz nada para queimar aquelas gordurinhas extras que em dias nublados nem chamam tanta atenção. Mas é só sair o sol que muitos deixam o bom senso de lado e são capazes de fazer loucuras para entrar em forma. Os magrinhos se exibem e confessam sacrifícios assustadores.

Sem café da manhã, almoço só com grelhados e salada. O dia inteiro sem comer nada e com a falta de carboidratos e proteínas, começam a ficar fracos, com tontura, dor de cabeça, falta de concentração, falta de humor.
“A primeira coisa que você acaba perdendo são as proteínas mais nobres que são as proteínas musculares”, explica o nutrólogo e professor Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), como também já comentamos no post anterior que fala sobre as proteínas.
foto racao humana 300x250 Ração Humana   Garantia de vida longa e saudável.O nosso corpo está programado para proteger os órgãos vitais, como o cérebro, o coração e os pulmões que precisam de muita energia, que vem dos alimentos. Quando entramos em um regime maluco, o cérebro determina: a energia deve ser retirada dos músculos. E eles ficam mais fracos, sofrem com a dieta. A falta de vitaminas derruba nossas defesas e aumenta a degeneração celular. Daí a importância de um nutricionista para montar uma reeducação alimentar dentro das necessidades e gastos calóricos de cada indivíduo. Porém, neste momento não estou falando de nenhuma dieta e sim de um algo a mais a ser acrescentado na alimentação, uma combinação de farelos, sementes, cereais que anda fazendo milagres por ai e agregando cada vez mais pessoas que estejam em busca de uma vida mais saudável. A Ração Humana. Triturados, viram um pó que pode ser misturado ao leite ou suco.
“O nome surgiu porque começaram a comparar com a ração dos animais, já que ambas trazem nutrientes que melhoram a saúde”, diz Lica Takagui, terapeuta natural de Curitiba que há cinco anos, elaborou uma mistura de alimentos nobres, como o trigo, a linhaça, a aveia e a quinua, para assegurar sua saúde e a do seu filho, que estava a caminho. Com supervisão do nutricionista Daniel Boarim, também curitibano, criou a ração humana, hoje principal produto comercializado pela empresa que ela fundou, a Takinutri. A demanda pelo suplemento não parou de crescer: entre janeiro e dezembro de 2009, as vendas subiram de 2 mil unidades ao mês para 20 mil. Hoje, a marca possui mil pontos de venda espalhados pelo país. Já é possível comprar uma versão light, com ingredientes modificados para a dieta de gestantes e diabéticos. Sem falar nas dezenas de adaptações encontradas em feiras e lojas de produtos naturais.
Ingredientes e suas propriedades
Embora existam diversos tipos de rações humanas – encontradas em lojas de produtos naturais – qualquer um pode criar seu próprio composto, sendo que alguns ingredientes são recorrentes em diferentes versões:
  • Aveia – envolve as moléculas gordurosas, dificultando sua absorção pelo organismo. Por isso, ajuda a diminuir o LDL, o colesterol “ruim”, assim o seu poder anticolesterol é capaz de reduzir a gordura circulante no sangue. Rica em vitamina B, proteínas, ferro, cálcio e carboidratos, atuando na formação dos ossos e do sangue.
  • Leite de Soja – Reduz o colesterol, regula a formação do osso, rica em proteína e em sais minerais, é de fácil digestão, regulariza pressão e fortalece todo o sistema imunológico do organismo. Rica em hormônios e aumenta os níveis de estrogênio nas mulheres na menopausa. Possuem atividades anticancerígenas e antivirais.
  • Açúcar mascavo – Adoçante natural rico em cálcio, ferro, potássio, vitaminas e sais minerais, é ótimo substituto ao açúcar refinado, que passa por processo químico e perde seus nutrientes.
  • Cacau – Contém minerais e é fonte de energia e estimulante na produção de serotonina, o hormônio do bem estar e do bom humor.
  • Fibra de trigo – A película externa da parte comestível do grão de trigo não passa por processos de beneficiamento. Por isso, mantém os seus nutrientes e vitaminas essenciais ao funcionamento do metabolismo. Rico em proteínas, fibras e ferro. Ajuda a prevenir o câncer de colo, constipação intestinal, hemorróidas, obesidade, e muitos problemas de saúde.
  • Gergelim – Aumenta a atividade cerebral, restaura a vitalidade, a capacidade sexual e ameniza os efeitos de sobrecarga física. Tônico dos nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, alergia, hemorróidas, gastrite, câncer, menopausa, úlcera, prisão de ventre, pressão alta e azia. Rico repositor de cálcio.
  • Gérmen de Trigo – Contêm vitaminas do grupo A, B, D, K e principalmente E, que regenera os tecidos, combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções, combate também doenças dos tipos reumáticas, como a ciática, torcicolo, traumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.
  • Guaraná – Contém cafeína e por isso é boa fonte de energia. Também conhecido pelo seu efeito afrodisíaco.
  • Levedo de cerveja – Suplemento alimentar muito rico, pois nele se encontram cerca de 17 vitaminas, 16 aminoácidos e 18 minerais. É a maior fonte natural de vitaminas do complexo B. ajuda a regularizar as funções intestinais, ajudam o fígado no trabalho de desintoxicação do organismo, protege a flora intestinal, anemias, fadiga, reumatismo, artrite, gota, neurites, furunculose, celulite, obesidade, arteriosclerose, nevralgias, resfriados. É tônico para os nervos, aumenta a resistência física, embeleza a pele, tem a ação antiinfecciosa e desintoxicante.
  • Gelatina Natural em Pó – Enrijece os tecidos, aumenta a elasticidade da pele, combate a flacidez e a celulite, previne rugas, fortifica unhas e combate a queda de cabelo.
  • Semente de linhaça – Rica em ácidos graxos, ômega 3, ômega 6, proteínas, sais minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais. Ameniza os sintomas da TPM. Protege contra tumores de mama, ovário e próstata. Associado com a proteína da soja, aumenta a atividade do sistema imunológico. Tem efeito antiespamódico, analgésico, antiinflamatório do aparelho gastro-intestinal.
  • Quinua – Possui um balanço de 20 aminoácidos. Seu valor nutritivo é comparável ao leite materno. Com alto valor nutritivo, contem fibras, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E). Além disso, a Quinua contém ácidos graxos ômega 3 ( benéficos para o coração). O cereal de valor nutritivo altíssimo, a Quinua, descoberta pelos incas da Bolívia e do Peru há mais 500 anos, pode ser consumido por crianças, grávidas, lactantes, atletas, idosos, adultos e jovens, ou seja, não tem contra indicação.
O principal foco de quem investe na tal ração é perder peso. “Ela possui uma densidade calórica baixa e promove sensação de saciedade. No entanto, deve ser usada para melhorar a saúde de um modo geral”. A mistura é rica em zinco, selênio, vitaminas do complexo B e, principalmente, fibras. “Essa é uma grande vantagem, já que a maioria das pessoas não alcança a quantidade recomendada da substância, que é de 25 gramas diários”, observa Glaucia Pastore, diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo. Se levarmos em conta sua composição química, pode-se deduzir que a ração humana melhora o funcionamento do intestino, reduz os níveis de colesterol no sangue e dá uma dose extra de energia, ajudando a proteger o corpo de uma série de doenças.
Conforme o nutrólogo da UNIFESP, Mauro Fisberg, e a nutricionista da USP, Sônia Tucunduva Philipi, para quem tem uma alimentação equilibrada durante o dia, a substituição do café da manhã por três colheres de sopa da receita misturadas ao leite ou suco não faz mal à saúde e pode enriquecer a dieta. Também existem algumas receitas de bolos, pães e até como tempero nas refeições.
A receita:
Depois de uma longa pesquisa, encontrei várias receitas. Os ingredientes são basicamente os mesmos, alguns com 1 ou 2 ingredientes à mais. Porém encontrei bastante variação na quantidade e fiz um balanço de todas as receitas que encontrei. Eis o resultado.
  • 500g de soja em pó
  • 500g de farelo de trigo
  • 500g de farelo de aveia
  • 100g de gergelim
  • 100g de linhaça dourada
  • 100g de guaraná em pó
  • 100g de levedo de cerveja
  • 100g de gérmen de trigo
  • 100g de açúcar mascavo
  • 100g de gelatina sem sabor
  • 100g de quinua
  • 100g de cacau em pó
Modo de preparo:
Todos os ingredientes devem estar em pó, caso não esteja, bater no liquidificador para triturá-los. Misture bem todos os ingredientes em um pote limpo e bem seco. Ponha em vidros limpos, secos e fechados. Conserve na geladeira. Dura quase dois meses.
Essa receita é adquirida em cerealista custa em torno de R$36,00, menos de R$1,00 por dia para cada 2 pessoas.
Como usá-la
Muita gente toma o mix no lugar de uma refeição. Mas, segundo a nutricionista Manoela Figueiredo, o certo seria usá-la como complemento alimentar e não como um substituto de outros nutrientes. Para quem precisa perder peso, Lica Takagui sugere que faça isso de forma equilibrada e saudável – sem substituir uma refeição, mas diminuindo a quantidade do que se come. Se bem que existem muitos relatos de pessoas que estão substituindo pelo café da manhã e estão tendo resultados positivos, já que a mistura oferece ótimos nutrientes.
“A ração pode ser misturada com água, suco ou leite de soja no café da manhã, por exemplo”.
O professor Mauro Fisberg diz que três colheres ao dia não fazem mal a ninguém. Mas quem é diabético ou tem problemas cardíacos, cuidado: é melhor evitar açúcar mascavo, cacau e o guaraná em pó. “Uma pessoa que é normal e come normalmente todos os tipos de alimentos não precisaria de nenhum outro suplemento”, afirma o nutrólogo.

mao racao humana 600 300x200 Ração Humana   Garantia de vida longa e saudável.

Também “não adianta colocar coisas que sejam muito diferentes, porque a pessoa não consegue manter estes alimentos que não são do seu hábito durante muito tempo”, ressalta a nutricionista Sônia Tucunduva Phillípi.
Na verdade, não há contra-indicações para pessoas saudáveis — a não ser uma baita dor de barriga caso ultrapasse a quantidade sugerida. “Quem tem histórico de problemas no intestino ou acabou de passar por uma cirurgia, no entanto, deve tomar cuidado”, alerta a nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo. Sem a devida prescrição, o pó de cereais pode, inclusive, engordar. “Não dá para acrescentá-lo à alimentação sem fazer adaptações”, acredita Daniela. E aí entram em cena escolhas que você já conhece: frutas, hortaliças, carnes magras…
As substâncias que mais se destacam na combinação de cereais integrais são as fibras. Para que elas façam efeito de verdade, não se esqueça de tomar água durante o dia. Caso contrário, a ração humana pode provocar até uma constipação.
Bom, eu estou indo agorinha mesmo atrás dos ingredientes para preparar minha Ração, afinal, tenho uma vida agitada, pratico muita atividade física e preciso estar bem disposta todos os dias. Sem contar que com a chegada de uma idade um pouco mais avançada (pouca coisa mesmo), preciso da minha pele firme. Então fui…
pixel Ração Humana   Garantia de vida longa e saudável.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

7 Responses to “Ração Humana – Garantia de vida longa e saudável.”

  1. Duda Maia
    12. mai, 2010 at 15:26 #

    Olha toda manha agora são 3 colheres de RH com granola e iogurte…. SIMPLESMENTE PERFEITO!!!!

  2. Vera
    16. mai, 2010 at 18:32 #

    Estou usando a Ração Humana.È mais um complemento à minha alimentação.No café da manhã c/iogurte,mel,etc.

  3. simone
    23. jul, 2010 at 15:20 #

    A Rh é o que há de nutrição, super completo, faço o uso a seis meses com intervalos de uma ou duas semanas para não enjoar da RH e estou super satisfeita, minha saúde e disposição melhoraram ainda mais somando a RH com o Forever Kids, Fields Of Greens e suco de Aloe Vera em Gel!!!! Super 10. Conheçam o meu blog. bjs http://vivaforeverliving.blogspot.com/

  4. Sonali
    18. ago, 2010 at 19:35 #

    Gostaria de saber quantas calorias tem uma colher de sopa da mistura.

    • Duda Maia
      19. ago, 2010 at 14:45 #

      Aproximadamente 80 kcal por porção (2 colheres de sopa / 20g).

  5. ivandete castro
    20. out, 2011 at 21:40 #

    parei de fumar e estou fazendo musculação,sera que essa RH pode me ajudar a almentar mais rapido os meus musculos?rsrs quero ficar forte.

  6. tratamento da celulite
    20. nov, 2011 at 20:06 #

    Este site está mesmo muito bom, continua!

Leave a Reply