Quero ganhar peso… Sim, essa frase é real!

por
16 Comentários

bal Quero ganhar peso... Sim, essa frase é real!
Perder, perder e perder, é só isso que ouvimos falar por ai.

Mas existem pessoas que assim como eu não suportam ouvir a palavra “emagrecer”. Quer ver me deixar preocupada e um pouco chateada é dizer que eu emagreci. Ahhh… fico triste mesmo, e logo vou tomando providências. Evito ficar muito tempo sem comer, corto aquela corrida que tanto adoro, volto a pegar pesado na musculação e começo a comer. Comer, comer e comer, mesmo sem fome. Tenho que comer…

Às pessoas acham que estou brincando quando falo com alegria que ganhei 1 kg e com muito sacrifício. Pois é acreditem ou não, mas isso existe, e tudo que tem exagero, incomoda. Quem não consegue emagrecer incomoda e quem não consegue ganhar peso também. Eu conheço algumas pessoas que fazem dietas loucas para engordar e acabam se esquecendo que para engordar, não precisa cair de boca nos sorvetes, biscoitos, frituras… Pelo contrário, existem várias formas de ganhar peso com saúde e claro, sem aumentar o teor de gordura no corpo. As dietas engordativas precisam ser equilibradas com os carboidratos, fibras e proteínas e sem gorduras, pelo menos sem as gorduras maléficas porque as gorduras também são necessárias. Tanto para quem quer engordar como para quem quer emagrecer, a alimentação participa 80% para essa mudança acontecer.
Por onde começar?

Unexpected Weight Gain 230x300 Quero ganhar peso... Sim, essa frase é real!O primeiro passo é procurar um nutricionista, para acompanhar e montar um cardápio especial para ganho de peso, dentro da sua rotina diária. Normalmente a dieta é hipercalórica, o que não quer dizer que é pra sair por aí comendo de tudo, até porque os magrinhos também podem ter problemas de colesterol alto. Devemos sempre pensar em manter a qualidade dos alimentos ingeridos, até porque acredito muito naquela frase que diz “Você é o que você come”.

Acho muito interessante fazer exames médicos, principalmente da tireóide (controlador do metabolismo), pois a tireóide pode estar funcionando rápido demais fazendo a pessoa emagrecer mesmo comendo bastante, este comportamento é uma doença e chama-se hipertiroidismo. Quem a tem é muito nervoso, o coração e o intestino trabalham muito rápido e a pessoa se cansa facilmente, sem conseguir praticar nenhum tipo de atividade física. Neste caso tem que seguir uma rotina médica com uso de medicamentos específicos.

A genética também influencia muito, se for este o caso, uma dieta hipercalórica e musculação vão ajudar. “Para engordar aumentar primeiro a quantidade de gordura, depois de carboidratos e por último de proteínas”. Explica o Dr. Gilson José de Oliveira, endocrinologista.

  • 1 gr de gordura fornece 9 kcal
  • 1 gr de carboidratos fornece 4 kcal
  • 1 gr. De proteínas fornece 4 kcal

Muito cuidado na ingestão das gorduras, como já mencionei anteriormente, existem as gorduras maléficas e benéficas ao organismo. A gordura amarelada é colesterol, a branca é triglicérides, menos prejudiciais. A gordura de colesterol obstrui muito mais as paredes de vasos sanguíneos.  Ao passar manteiga no pão, entre a manteiga e a margarina, fique com a margarina. Ao comer um frango, retire a pele. São pequenas opções que fazem a diferença para uma vida toda. Quanto ao carboidrato uma das suas grandes funções é manter a água retida em seus músculos e ajudar na produção de insulina, porém como tudo que ingerimos, devemos ser cautelosos na hora de escolher o que comer.

As massas e pães, por exemplo, ajudam no ganho do peso, são ricas em calorias, porém pode elevar o LDL, o colesterol ruim. Já as gorduras contidas nas nozes e peixes são benéficas a saúde e elevam o colesterol bom, o HDL. Não abra mão das proteínas porque elas são responsáveis pela formação dos músculos (massa magra). Além disso, as proteínas são calóricas, pois contem muito aminoácidos e a maioria dos aminos são transformados em energia.

O mais difícil para os magrinhos é aumentar o consumo diário de alimentos. Mas uma dica boa é começar com os líquidos: vitaminas com leite, iogurtes com frutas ou sorvete. Alguns atletas usam suplementação através deshakes hipercalóricos. Eles ajudam as pessoas que tem dificuldade de engordar só com dieta.

O ideal é aos poucos aumentar o número de refeições por dia, até você conseguir comer a cada 2 ou 3 horas.

A musculação também ajuda

 Quero ganhar peso... Sim, essa frase é real!E além da alimentação a prática da musculação fará os músculos ficarem forte, aumentando o acúmulo de líquido nas fibras musculares. Para aumentar o volume de pernas e braços, só com musculação mesmo. A alimentação não consegue fazer isso sozinha, a não ser que você engorde. Muito. Lembrando que na verdade o que queremos é aumentar o peso corporal mantendo a saúde do corpo, ficando forte, aumentando a massa magra e não a massa adiposa. Se você começar comer e não tiver gasto calórico, logo logo o post que está lendo vai ter que ser outro, aquele que explica como perder peso.

Outra dica muito importante é manter-se longe das atividades aeróbicas, pois seu objetivo é aumentar o metabolismo, fazendo emagrecer.

E agora, como manter o peso ganho?

O importante é manter a disciplina. Assim como toda dieta é necessário manter os novos hábitos, fazer compra dos alimentos necessários no teu cardápio e eliminar os que não vão te ajudar a ganhar. Continue com os exercícios físicos e tenha perseverança, pois nada acontecerá do dia para a noite. Paciência e dedicação são as palavras chave.

Vamos juntos nessa! Bom treino e Bom apetite.

Ofertas Relacionadas

pixel Quero ganhar peso... Sim, essa frase é real!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

16 Responses to “Quero ganhar peso… Sim, essa frase é real!”

  1. Isaque
    05. jul, 2010 at 17:13 #

    AAAAH, esse site é fera! E essa frase é real concerteza, o negóciu é engordar e muuuuuuito! haha

    • Bianca Trentine
      05. jul, 2010 at 17:36 #

      Valeu pelo elogio, mas cuidado eim Isaque, nós queremos q vc ganhe massa magra, aumentar o peso pelo aumento de massa muscular e não de gordura. Nada de engordar!!! Até mais.

  2. duda
    26. jul, 2010 at 17:25 #

    gostaria de afinar meus braços mim ajude por favor pois ou magras mais tenho braços forte e musculos mim ajude o q eu faço

    • Bianca Trentine
      19. ago, 2010 at 19:19 #

      Olá, vc faz musculação? Como está sua série? Pois se vc é magra e está com os braços muito musculosos, vc deve estar fazendo série de hipertrofia para os braços, e se não gosta, tem que mudar e trabalhar com mais repetições e menos carga.

  3. luciana
    27. jul, 2010 at 23:50 #

    ola e lu gostei muito esse site.parabéns.

  4. valdecir chagas
    31. jul, 2010 at 13:28 #

    tenho 1,70 m e 58 kg,estou muito magro e queria ganhar peso,pois às vezes fico com baixa estima por esse motivo. o problema e me acho com stress e nao tenho apetite. preciso de ajuda,pois o q mais quero e chegar pelo menos a 70 kg. conto com o apoio de vcs.

    • Bianca Trentine
      19. ago, 2010 at 19:21 #

      O stress pode tirar o apetite mesmo. Seria interessante averiguar isso. Para ganhar peso, não tem outra solução se não comer, comer e fazer musculação. Vc treina?

    • Glaucio
      20. ago, 2012 at 1:21 #

      entendo perfeitamente seu caso, tenho 1,68 e pesava 54 kg, magro demais, mas com musculação e shakes hipercaloricos, tomados de 2 a 3 vezes ao dia me fizeram chegar aos 70kg em um ano. Mas tem de faer musculação e complementar sua alimentação a cada 3 horas, seja frutas, seja barra de cereais, seja um lanche.

  5. Igor Aires
    19. ago, 2010 at 3:10 #

    Site muito bom, show de bola… Sou professor de educação física e personal e tudo isso eh plenamente eficiente e confiavel… cuidado que tudo demais e veneno… procure ajuda de profissionais da aerea, professor de educação fisica e nutricionista pra te orientar muito melhor!!!!

  6. Bianca Trentine
    19. ago, 2010 at 19:27 #

    SEM DÚVIDAS NENHUMA QUANTO ISSO NÉ GALERA, ATIVIDADE FÍSICA SEJA ELA QUAL FOR, TEM QUE TER SUPERVISÃO DE ALGUÉM QUE ENTENDI DO QUE SEU CORPO PRECISA. QUE ISSO SEJA REGRA PARA TUDO NA SUA VIDA.
    ESTUDAMOS PARA COMPARTILHAR NOSSO APRENDIZADO E PODER EXECUTÁ-LO. PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL CAPACITADO, DE PREFERÊNCIA CREDENCIADO PARA SUAS NECESSIDADES. BEIJO GRANDE A TODOS.

  7. ROBERTO
    28. set, 2010 at 16:23 #

    valdecir sei do seu problema, falta de apetite é algo complicado, faça o seguinte meu amigo procure um medicamento queaumente o apetite e que os alimentos são melhor aproveitados, ganhei 16kg de massa muscular, é claro também fazendo musculação e exercicios aerobicos, o melhor de todos é COBAVITAL. PROCURE SEU MÉDICO
    ABRAÇO ESPERO TER AJUDADO

  8. Juliano Aragã
    12. out, 2010 at 4:06 #

    Bom, vou compartilhar um pouco do meu histórico com vocês: Eu tenho 26 anos, 1,70 e a vida inteira eu pesei 50kg, nem mais nem menos, sempre fui muito saudavel graças a Deus, o único problema de saúde que tive até hoje foi dor de garganta e também nunca tive problemas com auto estima. Mas por diversas vezes eu cogitei a idéia de engordar, me matriculava em academia mas acabava desistindo por não ver resultados rápidos (eu treinava todo dia, fazia 3 refeições enormes e não entendia pq nao engordava). Mas enfim, em dezembro do ano passado(2009) eu decidi que 2010 eu iria engordar a qualquer custo e comecei a pesquisar, ler e buscar informações. Fui a um endocrinologista e este disse que estava tudo normal comigo, fui a uma nutricionista que me receitou um estimulante de apetite, musculação e azeite nas principais refeições. E então comecei minha luta, primeiro eu precisei trabalhar a minha auto disciplina, acredito que este foi o fator chave para mim, tive que aprender a comer a cada 3 horas no máximo e para isso eu colocava o relógio para me avisar de que deveria comer, precisei também mudar meus horários de dormir e acordar, criando assim um ritmo biológico estável ao meu corpo, e a pouco tempo me matriculei em uma academia e comecei a fazer uso de alguns suplementos indicados por meu instrutor (Hipercalóricos, Whey Protein, Albumina e Dextrose) confesso que meu gasto mensal triplicou, mas estou vendo resultados e é isso que tem me motivado a continuar. Hoje 5 meses depois do inicio desta fase e 2 meses de academia estou com 59kg (o objetivo é chegar aos 65), treino dia sim e dia não, dando o tempo necessário para meu corpo se recuperar, me alimento religiosamente de 3 em 3 horas, abuso do peito de frango, do peixe, do azeite, do ovo, do macarrão, da banana, do mingau de milho, do pão, do arroz e feijão, ou seja como sem peso na consciência, porém comendo alimentos saudáveis. E sou a prova de que engordar é difícil mas não impossível, porém é preciso PERSISTÊNCIA, DISCIPLINA e MUITA PACIÊNCIA!
    Ah, ressalto também que cortei totalmente o álcool, nada de cervejinha ou vodka com red bull…nem nos finais de semana!! É… tudo tem seu preço!!
    abços!!

    • Cezar
      21. out, 2010 at 22:59 #

      Obrigado, me ajudou muito

  9. Cezar
    21. out, 2010 at 12:36 #

    Bom dia, me ajudou Juliano Aragão, obrigado. Bom, tenho 13 anos, 1,61 de altura, 41 kg, eu comecei a fazer academia esta semana, meu objetivo é, ganhar peso, e massa muscular, me acho muito magro, entao quero ganhar um pouco de peso, pelo menos chegar aos 45 , 50 quilos.
    Entao, espero a ajuda de vocês. Obrigado

  10. Cezar
    30. nov, 2010 at 1:15 #

    Olá, Muito Obrigado Bianca, me ajudou muito, ja estou engordando aos poucos, mas ja estou sentindo difença : D
    Mas ai vou dizer mais uma duvida: Fazer academia com 13 anos, pode gerar problema no crecimento? eu faço 15kg nos aparelhos, e ouvi dizer que podem causar problemas no creçimento, entao vim pedir uma resposta a você que é proficional.
    Obrigado, aguardo a resposta.

  11. rap
    14. jan, 2012 at 14:51 #

    Thanks for every other informative website. The place else may just I am getting that type of info written in such an ideal means? I’ve a undertaking that I am simply now operating on, and I’ve been at the glance out for such info.

Leave a Reply