Fazer aeróbico antes ou depois da musculação?

por
55 Comentários

aerobico Fazer aeróbico antes ou depois da musculação?Vou comentar sobre um assunto antigo que é sempre debatido, porém é uma pergunta que sempre volta, e parece que as explicações nunca são esclarecedoras o bastante. Isso porque cada profissional tem um ponto de vista, e eu gostaria de deixar claro que todas as matérias que escrevo, procuro realçar minha opinião e a forma que conduzo com meus alunos, por meio de pesquisa e pela minha experiência na área.

A resposta para a questão acima começa a se desenhar assim: o aeróbico antes ou depois da musculação vai depender exclusivamente de seu objetivo.

Vamos ver algumas situações e quando devemos colocar as atividades aeróbias.

Ajudar a diminuir medidas em membros inferiores: Faça aeróbico primeiro, de preferência um trabalho de alta intensidade, com a freqüência cardíaca mais alta (em torno de 85%), intervalando com um ou dois minutos de recuperação e freqüência mais baixa (70%). Treine musculação na seqüência e evite que o treino todo ultrapasse 1h15m.

Problemas de pressão alta ou problemas cardíacos: Faça aeróbico primeiro, para ajustar o ritmo cardíaco e manter a pressão sob controle. Nesse caso a intensidade deve ser baixa, em torno de 65 a 70 %, já que existem fatores de risco, e a duração em torno de 40 a 45 minutos. Faça musculação imediatamente após e nunca bloqueie a respiração durante a execução dos exercícios (inspire e expire naturalmente).

Emagrecimento: Aqui não há dúvida, faça musculação primeiro. O treino de musculação usa principalmente carboidratos como fonte energética, portanto, se você fizer um bom treino, diminuirá muito essas reservas de carbo e quando iniciar o aeróbico entrará em metabolismo de gordura mais rapidamente. Se fizer aeróbico primeiro, perderá essa vantagem, além de queimar uma parte de seu estoque de carbo e dificultar seu treino de musculação.

DSC 07101 199x300 Fazer aeróbico antes ou depois da musculação?Ganho de massa muscular: Programas de treinamento tanto de resistência quanto aeróbico reduzem a magnitude do aprimoramento na força e potência musculares, ou seja, o treinamento aeróbio dificulta o desenvolvimento máximo da força e da potência quando realizado simultaneamente ao treinamento de força. Porém, o condicionamento cardiovascular também deve ser aprimorado, neste caso, sempre indico o aeróbio, pelo menos 20 minutos, duas ou três vezes por semana. O Dr. José Maria Santarém cita: “os exercícios anaeróbios propiciam emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda atividade metabólica de síntese protéica e glicídica ocorre à custa de energia aeróbia proveniente, na sua maior parte, dos ácidos graxos do tecido adiposo”. Por isso não se preocupe, pois você vai ficar sequinho praticando musculação também.

* Aeróbico em jejum: (Dica do Personal Trainer Flávio Settanni) A única exceção. Se seu objetivo é emagrecer e você tem condição de fazer aeróbico logo que acorda (não mais que 15 minutos após), faça-o em jejum, com intensidade baixa (no máximo 70%), tome café da manhã logo em seguida e planeje seu treino de musculação para após o café ou outro horário. E para quem resolver criticar, sempre o pessoal mais disposto, experimente antes e observe a gordura derretendo muito mais rápido… Eu não teria condições, me sinto fraca sem me alimentar para os treinos, mas se alguém estiver disposto a tentar, fique e vontade e depois volte e comente a experiência.

É isso aí, veja qual é seu objetivo e coordene seu treinamento.

É resultado garantido!

Fontes:
www.copacabanarunners.net
colunistas.ig.com.br

pixel Fazer aeróbico antes ou depois da musculação?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

55 Responses to “Fazer aeróbico antes ou depois da musculação?”

  1. weslley fabricio
    31. ago, 2010 at 13:53 #

    Bianca me ajuda, meu objetivo é ganhar massa muscular mas adoro exercicio aerobico, e sempre faço musculação primeiro e depois bike, e sim noto que tenho dificuldade em ´´crescer´´ é por causa do aérobico ? Neste caso o que faço ?

    já agradeço

    weslley

  2. Fernanda Valentim
    31. ago, 2010 at 20:56 #

    Estou acessando este site pela primeira vez e gostei muito das orientações dadas aqui.

    Gostaria de começar a praticar alguma atividade física para perder gordurinhas localizadas no abdomen e culote, além de fortalecer e enrijecer braços e pernas. Tenho dois filhos (um de 3 anos e uma de 2 meses), por isso não posso dispor de muito tempo na academia. Gosto de Pilates, mas não sei se funciona para uma pessoa sedentária como eu, e preciso de resultados em 3 meses, para voltar a trabalhar sem essa barriguinha flácida.

    Será que vc poderia me ajudar?
    Bjs
    Fernanda

    • Bianca Trentine
      01. set, 2010 at 15:10 #

      Olá Fernanda, essa época de retorno é dureza, vc está amamentando? Se estiver, maravilha, costuma-se perder bastante peso nesta fase. Se vc já estiver liberada para atividades o Pilates seria divino agora, ele vai te ajudar a recuperar a força e a rigidez do abdômen rapidinho, pode apostar. Eu já passei por isso, tenho um filho de 4 anos. Dê mais um tempo para fortalecimento, mas assim que der os 4 meses, vá p musculação. Leia essas matérias para te exclarecer melhor> http://corpoemfoco.com.br/2010/04/como-manter-a-f… > http://corpoemfoco.com.br/2010/05/emagreca-bem-co… Boa Sorte na nova fase e um beijo para a família

  3. Laura
    01. set, 2010 at 0:13 #

    Muito bom esse post! Obrigada pelas ajudas de sempre… Sempre que tenho duvidas passo aqui e consigo acabar com elas facilmente!

  4. Marina Rocha
    01. set, 2010 at 13:13 #

    Bi, já fiz esse treino de corrida em jejum e realmente é um espetáculo. Só que eu tomava uma bela dose de café puro, sem açucar…. SEQUEI.

    Adorei o post, parabéns. Agora preciso inverter meu treino. Valeu pela dica !

    Ma.

    • Bianca Trentine
      01. set, 2010 at 15:15 #

      É mesmo! Boa Ma, mas agora vc precisa dar um tempo dos aeróbicos, vc falou que quer ganhar peso não é?
      Ai ai ai decida-se. Bjo grandeeee

  5. Adrieli Souto
    01. set, 2010 at 13:48 #

    Então, eu quero perder peso e digamos que meio rápido. Faço 1 hora de aerobico antes da musculação e 1 hora depois, e duas vezes por semana também faço o Jump, fico em média de 3 a 4 horas na academia. Estou fazendo o certo?

  6. @erycahsilva
    02. set, 2010 at 1:35 #

    Eu também quero perder peso,mas desde que eu entrei já ganhei 4 quilos. Costumo fazer 50 min de caminhada na veloc 6.7 alternando entre cor rida 8.0 e cam (ultimamente não consigo correr muito pq doi ali na região da tibia) Em seguida faço musculação.O que tenho q fazer para perder peso?

    • Bianca Trentine
      06. set, 2010 at 16:07 #

      As dores na tíbia são muito comuns com a corrida. É preciso alongar essa região diariamente. O aumento de peso com início da musculação também é comum devido a retenção de líquido nos músculos, logo logo esse processo muda. Como anda sua alimentação? Esse é um dos fatores mais importantes para perda de peso.

  7. @thiagoken
    03. set, 2010 at 20:04 #

    Muito legal a matéria, um dos poucos que comenta sobre o aeróbico em jejum que não tem seu mérito reconhecido. Parabéns para voce que publicou e para o Prof. Waldemar Guimarães, que a muitos anos defende este treinamento e ajuda a abrir nossos pensamentos em relação aos treinos.

    • Bianca Trentine
      06. set, 2010 at 16:10 #

      Pois é, parece que este tipo de treinamento vem dando resultados positivos quanto ao emagrecimento. As pessoas estão comentando muito. ;)

  8. Bianca Trentine
    06. set, 2010 at 16:19 #

    Oi Cesar, acho sim que deveria aumentar a musculação e fazer aeróbicos 3-4 x por semana, entenda melhor&gt <a href="http://;http://corpoemfoco.com.br/2010/05/emagreca-bem-com-musculacao-ou-ginastica-localizada/” target=”_blank”>;http://corpoemfoco.com.br/2010/05/emagreca-bem-com-musculacao-ou-ginastica-localizada/ >O restante está ótimo, é só aguardar o organismo começar a responder. Força!

  9. Bryan Cavalcante
    15. set, 2010 at 13:15 #

    Bom dia Bianca.

    Poderia me explicar esse processo de aeróbico em jejum, se possível, fazer um artigo sobre isso?

    Pelo que eu entendi, é:
    1º acordar, lavar o rosto e já sair correndo pro aeróbico?
    2º tomar café
    3º musculação?

    Gostaria de um exemplo melhor ainda, ainda mais pra mim que acordo das 6 da manhã e tenho um liminte de até 8 horas, pois as 9 já tenho que estar no escritório.

    Meu objetivo, por ora, é queimar gordura ao máximo.

    conto con sua ajuda.

    att,

    Bryan Cavalcante.

    • Bianca Trentine
      24. set, 2010 at 16:47 #

      Olá Bryan, interessante essa questão do jejum, pois tudo que sempre nos diziam era para nunca praticar atividade física em jejum…vou providenciar uma matéria somente sobre o assunto, pode deixar.
      Mas é isso mesmo, o que li em minhas pesquisas é exatamente isso que vc escreveu, mas é algo bem pessoal, eu por exemplo, não consigo sair de casa em jejum, quanto mais sair para correr, acho que eu desmaio nos primeiros 5'.

  10. alexsandra
    19. set, 2010 at 5:43 #

    olaaaaaa biancaa adorooo site e obg por postar minha fotinhaaaaa. to sempre d ateninha ligada em suas dicas PARABENS!!!

    • Bianca Trentine
      24. set, 2010 at 16:55 #

      Valeu Ale, parabéns a vc pela foto, nós é que agradecemos….bjo

  11. Bianca Trentine
    24. set, 2010 at 16:54 #

    Para emagrecer, aeróbico depois da musculação, pois a musculação utilizará sua reserva de carbo e quando vc for para o aeróbico já estará utilizando a reserva de gordura.
    Não deixe de fazer musculação, veja> http://corpoemfoco.com.br/2010/05/emagreca-bem-co
    Não precisa fazer séries de hipertrofia, faça séries de resistência com repetições entre 20 e 15.

  12. @betacapixaba
    04. out, 2010 at 18:31 #

    eu faço aerobio em jejum, e realmente as respostas sao muito mais rapidas…faço 5 vezes na semana e em duas semanas ja comecei a ver uma diferença satisfatória, quanto a passar mal, eu levo sempre uma bala na bolsa, caso de ipoglicemia, mais nunca precisei usar, antes de treinar eu tomo 200 ml de cafe preto com adoçante pra ajudar na aceleração do metabolismo….recomendo

  13. marcelo
    26. out, 2010 at 18:45 #

    como encontrar e aonde encontrar o Tribulus Terrestris ?
    abraços
    Att: Marcelo

    • Bianca Trentine
      28. fev, 2011 at 18:55 #

      Ao mesmo tempo, infelizmente. Nao, conseguimos trabalhar os dois ao mesmo tempo, mas a ênfase tem que ser em um de cada vez. Nao é bem assim, primeiro que durante o treino, o que fazemos é fadigar a musculatura, o ganho de massa depende do que vc faz depois. Descanso e alimentação. Se depois de seu treino de musculação vc tiver energia para uma atividade aeróbia, tranquilo, mas se faltar energia, ai sim, seu organismo vai obte-la da massa magra e, perde-se musculatura. Fonte de energia sao os carboidratos. Evite somente em caso de treinos de membros inferiores, para evitar sobrecarga. bons treinos, bjo

  14. Pablo
    10. nov, 2010 at 16:55 #

    Minha dúvida é a mesma. Faço musculação três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) e pilates duas vezes (terça e quinta). Tenho feio 30 min de aeróbico (bicicleta, elíptico e esteria) nos dias da musculação, depois do treino! Meu treino esta errado?

    • Duda Maia
      11. nov, 2010 at 15:46 #

      Pelo contrario, seu treino parece estar bem balanceado!

  15. @sabrinabecker
    24. nov, 2010 at 1:16 #

    Olá Bianca! No caso de fazer aeróbico em jejum, tem que ser corrida? Posso fazer uma caminhada rápida ou intercalar corrida com caminhada? Pergunto pq ainda não corro muito, só consigo intercalando corrida e caminhada.

  16. Andreza
    25. nov, 2010 at 5:53 #

    Para emagrecer e dar uma secada, está certo, logo ao acordar, fazer primeiro a musculaçao [para a queima dos carboidratos], e logo em seguida o aeróbico [para dai sim queimar a reserva de gordura? Ou se eu fizer o aeróbico após 15 minutos de acordar [pelo tempo que levará a musculaçao], nao terá mais a vantagem de ser feito em jejum?

    E outra duvida hihi, correr parado [sem sair do lugar], é um bom exercicio aeróbico?

    • Bianca Trentine
      29. nov, 2010 at 1:16 #

      Então, as pessoas que estão fazendo este treino aeróbico em jejum estão tendo bastante resultado, ai tem que ser acordar e ir direto para o aeróbico, sem musculação.
      Eu nunca passei este tipo de treino e tb nunca fiz, pois tenho receio da pessoa se sentir mau, eu particularmente não consigo correr sem me alimentar, principalmente pela manhã, não sei te dizer se é mais vantagem, mas afirmo que o treino aeróbico na sequência da musculação dá um belo resultado.
      Quanto ao correr parado, com certeza é um bom exercício aeróbico, mas aja paciência heim… vc pode pular corda, que tal???

  17. Aline
    25. nov, 2010 at 16:52 #

    Olá,

    Quero perder gordura, mas sem ganhar massa muscular, porque já tenho até mais do que desejaria, que tipo de treino devo ter para acelerar o processo de perda de gordura, mas sem correr o risco de ganhar mais massa muscular?

    Grata.

    • Bianca Trentine
      29. nov, 2010 at 0:32 #

      Olá Aline, acho interessante vc fazer uma série de resistência muscular com repetições entre 15 e 20, isso vai deixar seus músculos resistentes, firmes, mas sem hipertrofiar. Converse com seu professor sobre a mudança de treino. Controle tb a alimentação, isso faz toda a diferença. Boa sorte.

  18. Aline Santos
    05. dez, 2010 at 0:33 #

    Olá Bianca,
    gostei muito dos seus posts e tenho algumas dúvidas:
    meu objetivo é ganhar massa muscular, principalmente nos membros inferiores. Não quero emagrecer, estou com 58 kg e tenho 1,61 de altura, mas estou satisfeita com meu corpo.
    Percebo que demoro muito pra ganhar massa muscular, e perco muito rápido se passo alguns dias sem malhar.
    Devo fazer primeiro musculação e depois aeróbico? Quero saber suas dicas para que eu ganhe massa muscular. E a alimentação antes e pós treino, como deve ser?
    Obrigada desde já!

    • Bianca Trentine
      22. dez, 2010 at 15:23 #

      Olá Aline, tb sou assim e o que tenho a te dizer é: Se quer ganhar massa muscular, tem que dar um tempo nas atividades aeróbicas. No meu caso, que amoooo suar, faço 2 vezes por semana mais para manter o condicionamento, mas se for para emagrecer, não precisa pq a musculação vai te ajudar a manter o corpo sequinho…

  19. Becky
    17. jan, 2011 at 23:06 #

    Olá Bianca.
    Eu adorei seus posts e preciso que você me ajude.
    Estou um pouco acima do meu peso ideal e quero emagrecer, quero ficar com o corpo sequinho, mas é claro sem exageros. Eu tenho pouco glúteo e gostaria que essa região fosse maior rs. Gostaria de saber qual é a forma certa para que isso aconteça, se devo fazer localizada primeiro ou aeróbico e se eu realmente tiver disciplina eu consigo resultados? Ficaria muito satisfeita se pudesse me ajudar.

    Agradeço desde já.

  20. Ariana Gusmao
    22. mar, 2011 at 3:16 #

    Ola, muito boas suas dicas. Me ajude: meu objetivo é emagrecer e diminuir medidas dos membros inferiores. Gosto muito do Power Jump e to visitando aulas do Body Pump. Como aliar essas modalidades ao treino de musculacao? Posso fazer dois por dia? Quero muito emagrecer! Obrigada e parabens.

  21. mayarasantana
    23. mar, 2011 at 19:13 #

    Belíssimas dicas! Ajuda muitoo. Estou publicando alguns deos seus post no meu blog, estou colocando a fonte ja 'linkada', aí fica mais fácil para meus leitores terem acesso a você.

    Um abraço!

  22. Cesar
    24. mar, 2011 at 22:05 #

    Bianca, estou sempre acompanhando o blog, mas agora to com uma duvida aqui que ta me deixando maluco ahehuae.

    Vamos la, comecei a malhar dia 09/08/2010, nesse tempo eu tava:
    ALtura 1,66
    Peso: 85,1
    Idade: 26
    BF: 26,77%

    Dia 3/12/2010 fiz uma nova avaliacao e tambem fiz o teste de ventilometria (com o mesmo professor da primeira, que por sinal, e um excelente professor).
    Peso: 84,1
    BF: 25,00%

    Em fevereiro, fui a uma nutricionista que me passou suplemtentacao e dieta cabulosa.

    Hoje(23/03) fiz uma outra avaliacao (com um segundo professor, pois o que eu fazia nao esta mais avaliando os alunos).
    Peso: 79,9
    BF: 29,00%

    Minha duvida é que, ganhei muito definição e perdi muita medida, entao o pq desse BF mais alto do que quando eu nao malhava?
    Ex:
    Parte 03/dez23/mar
    Quadril104 100
    Coxa 66 60
    Torax107 104

    Entao, perdi muita medida, e todos notaram minha definição. Estou seguindo uma dieta a risca, estou suplementando com HIpercalorico (passado pela nutricionista para repor carbo. bons e proteinas);
    Estou muito perdido, ja que na primeira da primeira para a segunda avaliacao eu perdi 1kg, sendo que ganhei 1 de massa e 2 gordura…nessa terceira, treinando mais pesado, suplementando e seguindo dieta passado pelo nutricionista, perdi mais 4 sendo que perdi 7 de massa magra e ganhei 3 de gordura.

    Oq sera que esta errado? sera que o avaliador gerou essa diferença toda? Um detalhe e que ele nao gera muita confiança….e conheco varias pessoas que na reavaliacao deu uns 4 a 7 % e aumento na BF quando fez avaliacao com ele.

    Hoje fiz essa reavalicao para poder comecar um treino de hipertrofia, visto que atingi meu peso estipulado na 2 avaliacao…
    E agora? oq devo fazer? como devo proceder? SO para esclarecer, estou satisfeito com os resultados visiveis no meu corpo.

    Beijos

    • Bianca Trentine
      24. abr, 2011 at 21:25 #

      Bom Cesar, temos que analisar alguns fatores: sua genética > http://corpoemfoco.com.br/2010/08/descubra-qual-e
      O quanto vc vem fazendo de atividades aeróbicas e se realmente necessita de um hipercalórico, pois sua função é aumento de volume, não necessariamente massa muscular. Uma época da minha vida, tomei hipercalórico pq estava perdendo muito peso devido ao excesso de pedaladas, e o que percebi foi que aumentava meu peso, meu volume, mas apesar de treinar muito, apertava a barriga e sentia aquela pele de gordurinha e ao parar, depois de um mês, estava sequinha novamente. Eu aposto seriamente que tudo seja culpa do hipercalórico… de repente, um Whey Protein com uma quantidade moderada de carbo já seja suficiente. Boa Sorte. Bjos

  23. Leticia
    03. mai, 2011 at 17:38 #

    Boa Tarde Bianca,

    Estive postando a uns meses atrás e tenho outra dúvida.
    Deixei a musculação de lado alguns meses, pra poder ver o resultado do meu emagrecimento. Perdi 9 kg, fiquei muito feliz. Porém perdi muitas medidas nos membros inferiores.
    Quero começar a fazer musculação pra aumentar minha massa muscular, porém não quero deixar de lado o spinning e o jump que amo fazer. Eu fazendo musculação e 30 minutos seguidos dessas aulas, vou perder massa muscular? Deveria tomar algum suplemento pra aumentar a massa magra e não perdê-la durante a atividade aeróbica?

    • Bianca Trentine
      17. mai, 2011 at 1:44 #

      Olá Letícia, nesta situação, com certeza vc deve tomar uma suplementação, mas antes de tudo certifique-se que está se alimentando bem e com qualidade. Creio que algum carboidrato de rápida ação antes ou durante o treino para não deixar faltar energia seria interessante, são em pó para misturar na água ou em gel, só abrir e tomar. E depois do treino, o Whey Protein não pode faltar > http://corpoemfoco.com.br/2010/06/whey-protein-e-
      Seria interessante procurar um nutricionista esportivo para montar uma dieta dentro de suas necessidades. bjos e bons treinos

  24. Patricia
    18. mai, 2011 at 19:43 #

    Olá Bianca!
    Parabéns e obrigada pelas super dicas a todas!
    Eu ainda tenho a mesma dúvida de várias pessoas que já postaram, mas gostaria de fazer a pergunta de uma maneira mais detalhada…
    Eu faço jump e musculação, as vezes faço primeiro o treino com os pesos e depois o jump ou o contrário… queria saber qual deles devo fazer primeiro para melhor alcançar meu objetivo. Eu sou magrinha, praticamente não tenho massa… peso 51kg e tenho 1,63m… mas, tenho bumbum e pernas grossas… meio maior problema é a celulite e a flacidez… quero ficar com tudo durinho, definido, mas, sem hipertrofia… só quero definir e enrijecer mesmo…
    Muito obrigada!! :D
    Bjs

  25. fab
    06. jul, 2011 at 20:29 #

    Oi Bianca, me tira uma duvida esta com 10 anos que faço atividade fisica, mas esta com 3 anos que começei a fazer atividades aerobicas "spinning" e depois musculação, qro manter o meu peso e aumentar um pouco a massa muscular ,a maneira como estou fazendo é bom para o que eu quero alcançar?

  26. mari
    27. set, 2011 at 16:44 #

    olá gostaria de saber se posso fazer 15 mto de aerobico antes da musclação, e 10 depois.obrigada.

  27. Claudia
    07. out, 2011 at 14:26 #

    Oi, eu sou magra (no peso ideal), mas no entanto venho notado que estou com muita celulite, além do mais eu tenho o colesterol altíssimo para a minha idade (17 anos), gostaria de fazer exercícios que me ajudassem no colesterol, mas não queria emagrecer mais, queria na verdade ganhar massa muscular, o jump é uma boa opção para que eu atinga um resultado bom? Claro que acompanhado de uma boa alimentação!

  28. ana
    27. out, 2011 at 22:06 #

    Boa noite, eu sempre tive probelmas para engordar e meu objetivo na academia smepre foi hipertrofia, porem, na minha ultima avaliaçao meu percentual de godura aumentou muito principalmente na cintura e braços (apesar de meu braço ser fino rs).
    Minha pergunta é, faço esteria ou bike antes ou depois da malhaçao? para que eu consiga perder taxa de gordura (principalmente na cintura rs)
    faço também aulas localizadas as terças e quintas.

  29. Erica
    08. dez, 2011 at 13:59 #

    Eu gostaria de perder barriga e ganhar mais massa muscular,sera que eu posso fazer aerobica pela manha e musculalação a noite,pois eu não quero perder massa muscular .como é que eu fasso pra perder gordura localizada sem perder massa?

  30. neide
    31. mai, 2012 at 1:14 #

    ola bianca eu malho 30m antes da musculaçao pois pego muito pesado pois gosto muito do corpo definido e com volume de massa magra gostaria de saber se perde a massa muscula fazendo aerobico depois da musculaçao tenho 63 de pesso e 1,65 de altura, a aerobica e mais

  31. Fernando
    03. jul, 2012 at 1:50 #

    Muito enriquecedora as informações aqui dispostas neste site. Já é a terceira vez que inicio um processo de malhação e ninguém havia me dado estas informações cruciais para o melhor desempenho e consequentemente o alcance dos objetivos. Concluo: melhor malhação primeiro. Muito obrigado!

  32. Fernando
    03. jul, 2012 at 1:56 #

    Que tipo de substância posso tomar para queimar mais rapidamente a gordura e também me dar mais disposição? Ouvi falar vagamente da creatina.

  33. marriton
    31. jul, 2012 at 3:00 #

    Boa noite, saliento aos amigos que trabalho aeróbico em jejum durante uma hora proporciona a queima de somente 2,5 g a mais em relação a trabalho aeróbico precedido de desjejum (disjejunare). Será que vale a pena??

  34. Débora
    06. nov, 2012 at 15:14 #

    Eu amei este post!!! Agora sempre que eu tiver alguma duvida darei uma passadinha aki… bjs obrigada….

  35. tayna
    19. jan, 2013 at 21:31 #

    quantos minutos devo fazer de aerobico de bicileta antes da musculaçao…para perder umas celulites e pequenas gordurinhas no abdomem

    • Bianca Trentine
      31. jan, 2013 at 20:12 #

      Antes da musculaçao eu colocaria 10 min de bike, musculação em 40min e mais 20 de esteira correndo :)

  36. Matheus
    10. fev, 2013 at 0:49 #

    Bianca,olha tenho 17 anos e ja malhei a mais de um ano,só q estou estava parado a uns 7 meses ae com isso voltou a minha barriga kkkkkk,como devo realizar meu aeróbico pra voltar a fk com a barriga sequinha ???

    • Bianca Trentine
      04. mar, 2013 at 21:06 #

      Aeróbicos depois do treino, pode ser 30', dentro da sua zona alvo de treinamento. Procure se alimentar muito bem, essa é a base de tudo. :)

  37. saelle
    14. mai, 2013 at 14:39 #

    malho todos os dias e sempre tinha essa duvida ;primeiro musculaçao ou aerobica ? o site me ajudou e agora sempre faço musculaçao e dpois aerobica ja que quero emagrecer. ta dando certo.

Leave a Reply