Suplemento não é esteróide anabolizante! Entenda melhor a diferença entre eles

por
14 Comentários

suplementos1 Suplemento não é esteróide anabolizante! Entenda melhor a diferença entre elesEsta semana recebi um e-mail de um aluno questionando sobre o uso de suplementação e disse que seu médico endocrinologista falou que estavam colocando anabolizantes nos suplementos. Mais adiante vi novamente este assunto em um site que acompanho, dizia que um grande jornal de São Paulo trouxe uma matéria criticando bastante o uso de suplementos.

Os suplementos, como o nome já diz, servem para suplementar uma dieta planejada e podem fazer parte da alimentação, desde que orientados corretamente. Os anabolizantes esteróides são hormônios e nada tem a ver com suplementos, devendo ser receitados por médicos em caso de necessidade.

O “boom” das academias e da suplementação

Na última década, houve um grande aumento de procura por academias, todos em busca de curvas perfeitas, músculos definidos e exterminação total das incômodas gordurinhas localizadas.

Baseado neste fato, além das intermináveis horas gastas na prática de exercícios físicos, está havendo uma maior preocupação com a alimentação e um aumento do uso de suplementos nutricionais. A maioria das pessoas tem utilizado a suplementação como uma forma de melhorar o desempenho nas atividades físicas e mentais, retardar o envelhecimento ou até mesmo na prevenção de doenças. No entanto, está havendo um consumo desenfreado destes produtos, já que, por vezes, não há um acompanhamento médico, e são, em sua grande maioria, indicados por amigos, atividade esta que deve ser realizada por um nutricionista.

581px Protein shake 290x300 Suplemento não é esteróide anabolizante! Entenda melhor a diferença entre eles
Existem diferentes tipos, com funções distintas, ganho de massa muscular, perda de gordura, disposição, enfim, tem para todos os gostos e objetivos. Porém após estudar muito o assunto, cheguei à conclusão que uma alimentação planejada e diversificada consegue suprir quase tudo que o corpo precisa. Fazem quase 2 anos que não utilizo suplementação nenhuma e sinceramente, não mudou muita coisa, mas minha alimentação é seguida a risca.

No entanto, compreendo e apoio a necessidade da utilização de suplementos em alguns casos como, por exemplo, o Whey Protein que é a parte nobre do leite, extraída em laboratórios altamente esterilizados e seguindo um processo muito cuidadoso.

Portanto, os críticos deveriam atentar para o fato de que whey nada mais é do que uma parte do leite. Só que para consumi-lo isolado, sem consumir outras partes do leite (como a lactose e a gordura), é necessário esse processo. Existem muitos estudos que comprovam a qualidade e valor biológico dessa proteína, ajudando a acelerar o metabolismo, diminuindo a sensação de fome e contribuindo para a melhora do sistema imunológico. Nos tempos atuais, em que tempo para se alimentar corretamente é quase um luxo, poder fazer uma refeição de 20 ou 30g de proteína em dois minutos pode ser a diferença entre ter sucesso ou não na sua dieta.

Uma alimentação saudável e balanceada é indispensável

Claro que ninguém deve trocar almoços e jantares saudáveis por suplementos, mas uma dose pela manhã com aveia e fruta e, dependendo da demanda, outra à tarde como lanche intermediário só trará benefícios, além de ser prático e rápido. Ainda existe a opção em forma de barras, que são gostosas e cabem na bolsa ou na pasta de trabalho. E existem vários outros suplementos que acho importante para quem pratica atividade física com freqüência, mas aqui não há espaço para comentar todos.

health supplements 199x300 Suplemento não é esteróide anabolizante! Entenda melhor a diferença entre elesNão acho que essa questão de anabolizantes nos suplementos seja real, pois tudo, assim como os suplementos tem passagem pela Anvisa e ela não liberaria nada deste gênero. Conversa!

Nada pessoal, mas nós, profissionais de Educação Física, vivemos batendo de frente com algumas restrições e/ou indicações de alguns endocrinologistas. Como por exemplo, não receitar suplementos porque dizem que contêm anabolizantes, mas receitam GH. Será que tem algum interesse envolvido ai? Vai saber!!! Temos que levar em consideração também que eles possuem em mãos os exames clínicos e então prescrevem de acordo com a necessidade de cada um, mas nada de anabolizantes em suplementos.

Todas as pessoas têm necessidades nutricionais, ou seja, devem ingerir diariamente certa quantidade de nutrientes para que seu organismo funcione adequadamente. Estas quantidades variam de indivíduo para indivíduo, por isso acho ideal procurar um especialista do assunto (nutricionista) para montar uma dieta adequada com a utilização dos suplementos ideais para sua necessidade, sem esperar milagre, mas sim contando com um Q a mais de um suplemento, que é a função dele.

fontes:
Cyberdiet.terra.com.br
colunistas.ig.com.br/fitness

pixel Suplemento não é esteróide anabolizante! Entenda melhor a diferença entre eles

Tags: , , , , , , , , , , , ,

14 Responses to “Suplemento não é esteróide anabolizante! Entenda melhor a diferença entre eles”

  1. Marcia Kawabe
    23. set, 2010 at 17:17 #

    O meu marido tomou durante um ano mais ou menos, o Whey Protein indicado por um endocrino especializado em medicina esportiva, porque ele se queixava de falta de energia pra fazer uma aula inteira de tae-kwon-do que é a atividade que ele pratica. No final desse ano, ele teve uma crise de acido úrico que o deixou com o cotovelo bem inchado, e após consultar um reumatologista, esse disse que uma das causas dessa crise, poderia ser o suplemento, já que ele nunca tinha tido uma crise de acído úrico. Desde então, ele deixou de tomar e coincidência ou não, nunca mais teve esse problema.

    Você acredita que o uso do suplemtento possa ter tido mesmo algo a ver com a crise que ele teve?

    • Bianca Trentine
      24. set, 2010 at 16:01 #

      Olá Marcia, as pessoas podem ter reações alérgicas com uso de suplementos e no caso do seu marido não temos dúvida, algum ingrediente não caiu bem para ele. Que bom que no final deu tudo certo!

  2. Eduardo Rohrs
    23. set, 2010 at 18:09 #

    "Não acho que essa questão de anabolizantes nos suplementos seja real, pois tudo, assim como os suplementos tem passagem pela Anvisa e ela não liberaria nada deste gênero. Conversa!"
    Dá uma olhada neste site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult9

    • Bianca Trentine
      05. out, 2010 at 16:33 #

      Prestem atenção galera, leiam o que estão consumindo, pesquisem, vc não vai sair tomando qualquer coisa por que dizem que é bom. O ideal é procurar um nutricionista para a prescrição de um suplemento correto para seus objetivos.

  3. @siulcortex
    24. set, 2010 at 5:29 #

    Adoro os textos do site, mas sinto que esse foi feito meio nas coxas e com pouquíssimas informações. Só comentou de whey. Poderia citar sim os suplementos que são precursos de hormônio e que são liberados, isso sim cabe uma discussão decente ZMA, Axis HT, Tribulus…

    E não whey. Só quem é leigo ou Burro pra falar q em Whey, Albumina, Malto, Creatina…. de laboratório conhecido tem esteróide. Fora que anabolizar é normal, anabolizar é o inverso de catabolizar. Vc anaboliza quando se alimenta bem, toma seu suplemento e descansa, aí seu musculo se recupera e cresce isso é anabolizar. Essa conotação errada dessa palavra TEM QUE ACABAR. Primeiramente deveria mudar o título da matéria trocando anabolizantes por esteróides.

    Não sei se liberam post com críticas, mas espero que essa seja construtiva. Pois fiquei decepcionado com esse texto!

    • Bianca Trentine
      24. set, 2010 at 16:23 #

      Bom, vc começou me ofendendo, pois nada que faço é feito pelas coxas, levo horas e às vezes dias pesquisando para fazer uma matéria direcionada à todos, principalmente aos leigos. Não são todas às pessoas que sabem de tudo e essa matéria foi criada com dúvidas que recebo por e-mail justamente sobre a utilização do Whey, que além de tudo é o suplemento mais utilizado, comentado e que mais benefícios proporciona a saúde. Além disso eu comentei no texto que não tinha espaço para falar de todos os suplementos e se vc ler, pesquisar, verá que todos, inclusive globo, folha, ig, terra, utilizam o termo anabolizantes, isso é o suficiente para compreensão de todos. Estou falando de substâncias e não da ação que ocorre no corpo. Veja> http://corpoemfoco.com.br/2010/06/anabolismo-x-ca

      Ou vc pode procurar no dicionário a diferença entre anabolismo e anabolizante.

      Este não é um blog de fórum, entenda isso, este é um espaço para informações, perguntas e respostas e não para debate, existem vários fóruns por ai e sugiro que vc os visite se quiser ficar debatendo com os outros. Seu comentário não teve nada de construtivo, somente ofensas, ele poderia ter sido muito diferente se ao menos tivesse educação e respeito.

  4. weslley fabricio
    25. set, 2010 at 16:30 #

    é realmente o senhor ora denominado ´´siulcortex´´ poderia ter um pouco mais de respeito e educação com as pessoas. Aprenda isso meu amigo e assim vc terá mais beneficios em sua vida, não é de musculo que é feito um homem, e sim de inteligencia, educação, humildade e respeito acho que nesse caso faltou um pouco disso a vc.

    abs a todos

    wesley

    • Bianca Trentine
      27. set, 2010 at 14:12 #

      Obrigada pelo apoio, querido Weslley, acho que consegui passar a mensagem principal e fico muito feliz com isso. Não escrevo para que todos gostem, mas espero respeito sim, críticas são muito bem vindas e educação também. Bola para frente, sempre. Bjos bjos bjos e mais bjos

  5. Beatriz Regina
    30. set, 2010 at 18:39 #

    Nosssaaaaa a matéria está sensacional, realmente precisava de uma matéria sobre isso já que não dá pra acreditar no que vem escrito no rótulo, e quando a gente vê o que está escrito não procura saber o que é, afinal somos brasileiros!

    Esse brutamontes do siulcortex realmente não sabe de nada, afinal ele não escreve pra esse site e anabolizar, anabólico não tem nada haver com anabolizante, afinal a nossa língua não vem do latim nehhh genteeee?

    Esse Blog é Lindo, todos os textos são ótimos e não precisamos de outras fontes, poderiam fazer a bíblia Corpo em Foco e queimar todo o resto!

    • Paulo Henrique
      02. out, 2010 at 1:09 #

      Hahaaha esse post é zueira? È lógico que nossa língua vem do Latim, e procurar em outras fontes é sempre bom, o siulcortex levantou uma boa questão apesar de ter sido grosseiro, mas nas respostas contra ele Wesley foi MUITO mais grosso, afinal o que ele disse foi construtivo sim. Busquei procurar sobre o que ele disse e o médico que foi no Gugu falou a mesma coisa, se não me engano está nessa parte ou na segunda.
      http://www.youtube.com/watch?v=r2utghMKtxg

      Abra sua cabeça que está muito fechada Beatriz! E Parabéns pela matéria está ótima Bianca!

  6. Bianca Trentine
    05. out, 2010 at 16:23 #

    Bom gente, acho que o objetivo principal da matéria foi um pouco perdido. Espero mesmo que todos tenham compreendido a informação que eu quis passar, que é sobre a existência de anabolizantes nos suplementos, ou esteróides anabolizantes, como preferir. Quero que saibam que os dois termos estão corretos. Novamente peço que pesquisem e vejam, inclusive doutores como Drauzio Varella em seu site, numa entrevista com o próprio Bernardino Santi, que está na entrevista citada acima, falando somente anabolizantes > http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/6

    São termos assim como aeróbicos e aeróbios. Os dois estão corretos.

    Não tiro a razão de ninguém e também não sou a senhora da verdade, só me incomodo e muito com a falta de educação. Se este rapaz o siulcortex tivesse sido menos "grosso", com certeza já teria até mudado o nome do texto, pois quero que este espaço (blog) seja acrescentado por todos, como uma troca.

    Para acabar com essa discussão que não vai levar a lugar nenhum, vou trocar o título da matéria.
    Obrigada a todos.

  7. Lufelix
    03. jun, 2011 at 15:58 #

    Meu filho tem 15 anos, 1,80cm e 70 kg, luta jiu jitsu e muay tay 5 vezes por semana, faz uso de BCAA, e gostaria de tomar creatina, pode? Como deve ser feita a administração.

    Obrigada
    Luciana

  8. Alexandre
    14. jun, 2011 at 18:44 #

    Coitado esse cara é um infeliz, @siulcortex , tentou dar uma de que entende demais levou ferro seu trouxa, no mínimo e solteiro sem ter o que fazer, só pela foto, coitado do cachorro aguentar uma cara chato sem educação e metido a sabido. Bianca sua matéria é muito boa. vlw

  9. Bianca Trentine
    22. jun, 2011 at 19:56 #

    Olá Luciana, preciso saber qual o objetivo dele com a creatina, porque geralmente ela funciona para quem faz musculação, para aumentar força e volume, mas sem musculação é bobagem.

Leave a Reply