Porque sentimos vontade de comer doces?

por
4 Comentários

doces1 Porque sentimos vontade de comer doces?  Um dos problemas que vem atingindo a sociedade em geral é a obesidade, fruto de uma alimentação inadequada ao organismo e do sedentarismo. Se você se enquadra nesta problemática, certamente existem milhares de responsáveis por esta situação em sua cabeça. Se pudéssemos acusar está doença a alguém ou alguma coisa, certamente diria que o culpado é VOCÊ.

Nosso corpo, como já disse numa matéria anterior, é uma máquina inteligente. Esta máquina se adéqua a todas as condições impostas a ela e quanto mais ingerimos alimentos de pouca qualidade, mais o corpo se acostuma com aquilo e passa a ter necessidade nos fazendo consumi-los sempre. É o vício. O excesso de alimentos que contem fungos (amendoim, fermentos, frutas cítricas, cervejas, vinho, leveduras) e a própria dieta rica em doces e carboidratos refinados aumenta a vontade de comer doces, ou seja, quanto mais doce você come, mais vontade de doce você tem. Você acaba sendo vitima de sua própria gula.

O contrário também acontece. Quanto mais ingerimos alimentos saudáveis, é daquilo que seu organismo vai precisar, seu corpo começa a criar certa rejeição às porcarias alimentares.

Penso que alimentos de baixo ou nenhum valor nutricional devem ser comparados com drogas que te tornam dependentes, fazem mal e para largá-los muitas vezes é necessário um tratamento específico. O campeão dos alimentos que viciam são os doces, para esta categoria falarei em açúcar. O desejo de comer açúcar surge por diversos desequilíbrios existentes no organismo. Um deles é a falta de produção de serotonina. Tudo isso acontece porque quando comemos alimentos açucarados nosso cérebro libera a serotonina, substância que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.
Essa substância causa uma sensação de bem-estar, logo, é natural que busquemos sempre alguma forma de estimular a liberação de serotonina, neste caso, comer doces.

Doces X Ansiedade e Depressão

chocolate negro 11 300x253 Porque sentimos vontade de comer doces?  Já a falta de serotonina tem sido relacionada a doenças graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. depressão, ansiedade, comportamento compulsivo agressividade, problemas afetivos e aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos também foram relacionados a ela.

“Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro. O desejo por certos tipos de alimentos nem sempre está associado à busca de prazer e saciedade. Poderá evidenciar um desequilíbrio químico e exigir um tratamento”, explica a psicóloga Flávia Leão Fernandes.

Medicamentos que aumentam a taxa de serotonina são cada vez mais utilizados para emagrecer. A sibutramina e a fluoxetina, costumam proporcionar maior controle sobre o apetite, especialmente para doces, porque equilibram a produção de serotonina. Alimentos ricos em proteínas, como carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, tâmara, banana, entre outros, contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.

Flávia Fernandes lembra que somente a avaliação de um médico especialista poderá esclarecer a necessidade, ou não, de algum medicamento que equilibre o funcionamento químico do cérebro. “A fome e o prazer de comer podem induzir a erros de nutrição. Devemos nos alimentar conscientes de que podemos beneficiar ou prejudicar nossa saúde e nosso estilo de vida. A química cerebral agradece e contribui quando nossa alimentação é equilibrada e saudável”,

Surge também vontade de doces quando baixa o nível de açúcar no sangue, sintoma chamado de hipoglicemia, devido ao constante desequilíbrio no metabolismo dos açúcares, o qual pode ser causado por carência de nutrientes.

A melhor maneira para cortar os vícios é parar totalmente de comer açúcares e produtos de farinha branca. Não adianta comer menos, pois o ciclo continua, então, corte imediatamente. Substituí-los por cereais integrais, pães integrais, frutas, verduras frescas, inhame, batata-doce, abóbora e os nutrientes que regulam o metabolismo do açúcar, tais como cromo, manganês, magnésio L-glutamina; aliás, a carência de qualquer um desses minerais provoca desejo de consumir doce.

Contra os doces

donuts 300x300 Porque sentimos vontade de comer doces?  É essencial que você tenha força de vontade, e realmente esteja disposto a diminuir a vontade de comer doces.

Para que a vontade de doce diminua, você deve tirar totalmente os alimentos que contem fungos e evitar alimentos que alimentam os fungos, como leite e derivados, açúcar, doces, farinhas brancas. O ideal é fazer tratamento para retirada dos fungos do organismo com óleo de alho, óleo de cravo ou hortelã, glutamina e lactobacillus.

Você deve fazer uma reeducação alimentar sob as prescrições de um nutricionista.

Incluir em sua dieta alguns alimentos que farão a sua vontade de comer doces diminuir, como: escarola, nabo, chicória, couve, catalônia, jiló, rúcula, chá verde, chá de boldo, chá de erva doce, e alguns sucos naturais como o de limão e acerola, procure também adoçar os chás e sucos, ou até mesmo o café apenas com adoçante.

Procure pela manga nativa da Índia que após três do seu consumo ela libera uma substancia que corta a vontade de comer qualquer tipo de doce, algumas farmácias de manipulação criaram cápsulas com essa substancia para ajudar pessoas que estejam passando por esse tipo de problema.

Pratique atividades físicas como ir a academia, caminhar ou esportes como Boxe, que fazem com que você descarregue o seu nervosismo, fazendo com que diminua a sua vontade de comer doce.

No começo, procure ser radical, mas depois que houver mais controle, poderá consumir quantidades pequenas de doce, todos podem saboreá-los esporadicamente. COM MODERAÇÃO!

Fontes:
Alienado.net
nutricaoeesportes.com.br

pixel Porque sentimos vontade de comer doces?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

4 Responses to “Porque sentimos vontade de comer doces?”

  1. Flavia
    08. nov, 2010 at 13:26 #

    Adorei o toque, não consigo dispensar doce, agora comecei a entender porque.

  2. Sandra
    28. abr, 2011 at 13:19 #

    Eu tomo um antidepressivo que aumenta a vontade de ingerir doces e carbohidratos, meu psquiatra diz que alguns deles tem esta reação indesejável. É preciso muita força de vontade e disciplina! Obrigada pelas dicas!

  3. telma
    13. dez, 2012 at 13:15 #

    Gostei muito da explicação, sou louca por docê, mas vou parar radicalmente de ingeri-los. Obrigada.

  4. EMILIA FERNANDES
    15. jan, 2013 at 14:57 #

    muito obrigada :) nada como saber a raiz do problema :)
    .

Leave a Reply