NO2 – Suplemento dos deuses: basta ter fé e acreditar

por
14 Comentários

no2 NO2 – Suplemento dos deuses: basta ter fé e acreditarEste suplemento carrega consigo uma grande perspectiva, suas promessas são pra lá de tentadoras. Imagine poder ficar com os músculos inchados como quando terminamos de treinar. Nossa, se isso funcionar, tenho que indicar para um amigo que costuma fazer flexões de braço antes de sair para balada.

O Óxido Nítrico está ligado à melhora dos processos metabólicos relacionados com a atividade física, proporcionando maior aporte de nutrientes (os músculos são capazes de produzir energia durante mais tempo) e de oxigênio, ao mesmo tempo que favorece a eliminação das substâncias tóxicas acumuladas durante a prática da atividade física, facilitando o processo de recuperação muscular. O óxido nítrico (NO) é uma molécula sinalizadora que age em vários tecidos para regular uma vasta gama de processos fisiológicos e celulares.

Suplementos protéicos ricos em determinados aminoácidos são conhecidos como precursores da produção de Óxido Nítrico no organismo, como a Arginina.

no2  1 306x160 NO2 – Suplemento dos deuses: basta ter fé e acreditarO óxido nítrico (NO), ou monóxido de nitrogênio, é uma substância reconhecidamente importante para sinalização molecular. Na década de 1980, descobriu-se que o NO tem um papel crucial em diversas funções fisiológicas, inclusive no sistema cardiovascular, nervoso e imune, tais descobertas redundaram num interesse crescente neste gás, levando-o a ser considerado a molécula do ano em 1992.  Em maio de 1996, um documento escrito pela Royal Society and Association of British Science Writers, já começava a tratar das novas descobertas que estavam sendo feitas sobre o óxido nítrico. Com relação à comparação da eficácia de suplementos precursores de óxido nítrico e creatina.

Uma explosão de interesse no campo de suplementos resultou em mais de 60.000 artigos publicados nos últimos dez anos e ganhou o prêmio Nobel em 1998.

Suplementos geradores de Óxido Nítrico (NO), foi inventado pelo mesmo cientista que introduziu a Creatina no mercado em 1993 – Ed Byrd, co-fundador de EAS™ e agora o presidente de MRI™ (Medical Research Institute).
“Como você já deve saber, a Creatina causa uma volumização da célula ao jogar água entre os pequenos espaços dentro das células musculares. Isso aumenta o tamanho, porém você pode parecer meio “fofo”. O mecanismo do NO2, por outro lado, cria pumps massivos. Eu vejo desta forma, o que eu comecei com a creatina, eu aperfeiçoei com o NO2.”  Ed Byrd

Mas o NO2 só ganhou projeção e reconhecimento mundial em Junho de 2004 a partir da divulgação do resultado de um estudo clínico promovido pela Universidade Baylor (EUA). Nesse estudo, 35 homens com idades entre 30 e 49 foram divididos em 2 grupos. Durante 8 semanas de treinos intensos foi dado NO2 a um dos grupos. Ao outro eles deram pílulas placebo (sem nenhuma finalidade). O estudo mostrou que os indivíduos do grupo que tomou o NO2 aumentaram a sua força, volume, resistência e explosão muscular, enquanto o os indivíduos do grupo placebo não tiveram qualquer melhora. A partir daí as vendas do NO2 dispararam em todo mundo.

O que o óxido nítrico faz?

Nitric Oxide Side Effects 300x200 NO2 – Suplemento dos deuses: basta ter fé e acreditarEste vem se tornando um suplemento de musculação extremamente popular. O óxido nítrico é o músculo do “cell-signaling” molécula responsável pelo fluxo de sangue (hemodilatação), transporte de oxigênio, captação de glicose, velocidade do músculo, da potência, e crescimento muscular.

Tomar suplementos de óxido nítrico é indicado para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos. Isto é perfeito para bodybuilders, que necessitam o máximo de nutrientes a serem entregues para os músculos quando eles estão sob estresse. Muitos usuários do óxido nítrico também relatam uma “bomba” de força durante o treinamento.

Está disponível em pílulas e pó. Puro óxido nítrico é normalmente encontrado em forma de pílulas. Produtos pré treino com base em óxido nítrico já se tornaram muito populares. Esses produtos contêm o óxido nítrico, bem como vitaminas, estimulantes e creatina. Estes novos pós de óxido nítrico são a forma mais popular para tomar NO2.

Em contrapartida

As propagandas dos suplementos geradores de NO são repletas de impropriedades, a sigla da substância já começa errada, pois NO2 não é óxido nítrico (monóxido de nitrogênio), e sim dióxido de nitrogênio. Outro ponto sinistro é a definição do suplemento como hemodilatador, uma palavra aparentemente inventada pelos vendedores e que, até onde se tem conhecimento, carece de coerência fisiológica. Não se dilata o sangue, como a palavra sugere, se dilatam os vasos, portanto, o termo correto é vasodilator. Outro erro é dizer que os suplementos contem óxido nítrico, algo impossível, como vimos anteriormente devido às características químicas desse gás! A proposta de um efeito vasodilatador constante no músculo treinado seria perigosa, pois causaria desequilíbrios na distribuição de sangue para demais tecidos e órgãos, além de descontrole da pressão arterial.

O NO é sintetizado em uma grande variedade de células, onde atua como um sinalizador autócrino/parácrino. Devido à sua alta reatividade, sua esfera de influência não ultrapassa 100?m a partir de sua origem, com meia-vida de poucos segundos. O primeiro ponto a se considerar sobre os suplementos já surge aqui. Por suas características químicas, não há como se ingerir esse gás por meio de suplementos, portanto não se suplementa óxido nítrico. A maioria dos suplementos que tentam se associar ao óxido nítrico traz em sua fórmula o seu potencial precursor, o aminoácido arginina.

kit3monsterprob 300x300 NO2 – Suplemento dos deuses: basta ter fé e acreditarÉ importante notar que a quantidade de NO necessário para produzir os efeitos benéficos é extremamente baixa, sendo que suas propriedades em altas concentrações são totalmente diferentes, especialmente sob estresse oxidativo, situações nas quais ele reage com superóxido para formar peroxinitrito. Nestas circunstancias, o NO é citotóxico e pode ter associação com patologias como carcinomas, condições inflamatórias, artrite, esclerose múltipla, etc.

Repetindo a idéia já citada anteriormente, quando de fala em suplementos da via do NO, não se discute o uso de NO e sim o uso de arginina. Nesse sentido, independentemente da arginina aumentar a quantidade de NO, o uso de arginina é comprovadamente ineficiente há vários anos. A literatura científica é consistente em comprovar que a suplementação deste aminoácido não promove melhoras nos ganhos de força ou massa muscular em pessoas saudáveis. Grande parte dos suplementos contém a arginina alfa-cetoglutarato como principal estrela de suas fórmulas, a qual também não tem efeitos benéficos comprovador para praticantes de musculação. Nesse sentido, um estudo recente comparou o uso de creatina sozinha com o uso de um suplemento comercial que continha creatina adicionada a uma fórmula que supostamente estimularia a produção de NO e revelou que não houve diferença nos resultados obtidos, de modo que os efeitos podem ser atribuídos apenas à creatina.

Quero deixar bem claro que esta matéria surgiu por pedidos feitos pelos leitores e é fruto de informações obtidas em pesquisas e não expressam as minhas idéias. Compartilho com vocês dados que acho importante e deixo os links para confirmação das informações. Gostaria que deixassem suas opiniões quanto a utilização deste suplemento levando isso em consideração. Compartilhar, acrescentar e respeitar. Até mais

Fontes:
http://educacaofisica.org
Corpoperfeito.com
muscleandstrength.com/

pixel NO2 – Suplemento dos deuses: basta ter fé e acreditar

14 Responses to “NO2 – Suplemento dos deuses: basta ter fé e acreditar”

  1. Átila Freire
    17. nov, 2010 at 10:37 #

    Bianca, fiquei com uma dúvida: qual seria então o tipo de suplemento indicado como precursores de óxido nítrico? Os que não usam arginina?

  2. @simonjpa
    17. nov, 2010 at 11:27 #

    Muito obrigado pelo artigo. Bom trabalho.

  3. WESLLEY
    17. nov, 2010 at 19:37 #

    EU ESTOU TOMANDO O NO2 E ESTOU REALMENTE ME SENTINDO MAIS DISPOSTO PARA TREINAR, PARA MIM FEZ BEM

    ABS

    WESLLEY

  4. @simonjpa
    18. nov, 2010 at 1:08 #

    Boa Noite,

    Parabéns pelo artigo. Ficou muito bom.

    A primeira vez que eu ouvi falar do NO2, foi quando eu tomava o Whey NO2 Micellar da Probiótica. Eu só não faz idéia quantos G eu tomava, não estava indicado.

    Também eu não senti nada de differente durante meu treino.

    Agora eu tomo o produto NO3 da Atlhetica Evolution. Mudou muito meu treino, antes eu estava sempre exausto depois e agora é como se eu não tivesse feito nada. O tempo de recuperação é muito mais curto. Também eu tomo BCAA. Pode ser que ajuda um pouco.

    Eu tomo ele tanto quando eu malho ou eu caminho.

    Eu não sei exatamente o que tem de differente entre o NO2 e o NO3, mas é muito bom.

  5. SimonJPA
    27. fev, 2011 at 19:50 #

    Boa Tarde,

    Eu estou com dúvida sobre NO2. Antes eu tomava NO3 da Atlhetica Evolution ( http://www.saudeja.com.br/oxido-nitrico-no2/no3-1… ). Agora eu estou tomando o Super Charge da Labrada Nutrition <a href="http://(http://www.saudeja.com.br/anabolico-natural/super-charge-700g-labrada-nutrition,product,labsupercharge,dept,10200.aspx” target=”_blank”>(http://www.saudeja.com.br/anabolico-natural/super-charge-700g-labrada-nutrition,product,labsupercharge,dept,10200.aspx ).

    O segundo me parece melhor, quando eu treino eu consegue levantar mais peso e eu não tenho mais tempo de recuperação durante ou depois do treino.

    Antes quando eu tomava o NO3, eu me senti muito cansado durante e depois do treino. Eu chegava a comer durante o treino, chocolate ou outra coisa para me dar energia, guaraná em cápsula etc.

    A minha dúvida é o seguinte eu estou tomando esse Super Charge, só que eu estou vendo que na internet tem muitos produtos NO2 ou NO3. Eu gostaria de saber se tem como me prevenir de um produto desses ou eu posso comprar sem me preocupar?

    Tipo tem esse Nitroxplod da Nanovapor http://www.corpoidealsuplementos.com.br/produtos…..

    Eu não conheço esse produto e eu não consegue entender qual é a diferencia entre esse produto e aqueles que comprei até agora. Eu não quer comprar um com HGF-1 ou creatina.

    Como eu faço para comparar melhor?

    Atenciosamente,

    • Bianca Trentine
      31. mar, 2011 at 15:04 #

      Olá Simon, estive pesquisando e conversando com meus companheiros da área e chegamos a seguinte conclusão: NO2, NO3 e Super Charge são semelhantes mudando uma coisa ou outra na composição, o que acontece é um jogo de marketing tentando diferenciar os produtos para que possam vender mais e sempre, muda a marca, muda o nome. A arginina e ornitina são precursores de òxido nitrico encontrados em todos estes produtos, pode escolher custo benefício e fique com apenas um deles… faremos uma matéria sobre vasodilatadores e vc vai entender melhor. bjos querido

  6. @simonjpa
    01. abr, 2011 at 0:59 #

    Boa Noite,

    Obrigado por esclarecer minha dúvida.

    Ainda eu estou tomando Super Charge, falta mais o menos 2 meses para eu terminar o pote.

    Mas eu vou começar a olhar outros NO2, NO3. Eu paguei 250 reais para 700 g, quem sabe eu acho um melhor preço.

    Atenciosamente,

  7. vania
    27. out, 2011 at 15:50 #

    eu estou malhando três dias por semana,quanto meses o suplemento no2 começa a dar resultados
    para quem é muito magra?

  8. carlos
    15. nov, 2011 at 23:47 #

    boa noite faço musculaçao e tambem sou corredor,tomo no3 atletica evolution,e acho ele muito bom,veias saltadas,o dia inteiro.excelente produto,abraços.carlos alberto

  9. Marcelo
    09. ago, 2012 at 13:20 #

    Rapaz,tomei por um mês o Monster Nitro Pack NO2,e posso afirmar que meus treinos renderam muito mais,muito mais força,resistência,sem fadiga e ficava com aquela aparência de como se tivesse acabado de malhar,por bastante tempo,custou R$ 127,00 o pack com 44 sachês de 11 comprimidos cada,até hoje,foi a melhor coisa que tomei na vida,mas o ponto negativo é ter que tomar toda aquela pilha de comprimidos,mas o resultado é excelente.

  10. Ricardo
    20. fev, 2013 at 15:55 #

    eu prefiro ficar só no meu whey proteinzinho e as vezes um animal pak e comer umas claras de ovo… esse suplemento eu nao confio. Todos que conheci que tomaram nao tiveram grandes resultados e tiveram efeitos colaterais como coraçao acelerado durante boa parte do dia. TODOS me relataram isso… capaz q vou tomar uma parada dessas… se puder postar algo sobre o novo suplemento POWERMAX seria legal! Ahhh sobre o no2 fora os casos de morte subita em vaaarias partes do pais :x

  11. oliver
    26. dez, 2012 at 4:37 #

    todos são compostos pela arginina, é ela que produz o oxido nitrico…dã

Leave a Reply