Aprenda algumas técnicas para acelerar a redução de medidas

por
1 Comentário

reduzir medidas1 Aprenda algumas técnicas para acelerar a redução de medidasO nome é auto-explicativo. A técnica tem como objetivo reduzir medidas e melhorar a circulação. Velha conhecida de quem se cuida, essa técnica, que funciona como uma verdadeira minilipo manual, volta a brilhar porque tem sido recomendada por médicos. “Os endocrinologistas a indicam para esculpir o corpo de quem perdeu muitos quilos e os cirurgiões plásticos como complemento da lipoaspiração”, comemora Vanda Regina da Costa, esteticista do salão Jacques Janine (SP).

Essas técnicas evoluíram muito nos últimos anos e desde que sejam feitas por profissionais sérios e acompanhadas da “lição de casa”, os resultados têm se mostrado animadores.

Quais às condições para que eles realmente funcionem.

Em primeiro lugar, é fundamental entender que só existem duas maneiras de eliminar a gordura que está acumulada sob a pele: ou queimando como energia ou fazendo lipoaspiração. E essas técnicas não fazem nem uma coisa, nem outra. Mas, então, como funcionam?

small slim body 300x198 Aprenda algumas técnicas para acelerar a redução de medidasA gordura, principalmente aquela acumulada há muito tempo, tem uma espécie de membrana, uma capa que dificulta sua mobilização para ser usada como energia. Essas técnicas não invasivas conseguem quebrar essa membrana, tornando a gordura mais líquida e facilitando sua utilização como energia para ser eliminada.

Portanto, é fundamental entender esse ponto. Esses tratamentos facilitam a utilização da gordura como energia, mas para que realmente exista essa utilização é preciso criar demanda.

E para criar demanda é preciso fazer dieta e exercícios. Isso mesmo, sem dieta e exercícios a eficiência desses tratamentos fica comprometida, já que a gordura passa a circular e como não tem utilização pode voltar a acumular sob a pele ou no fígado, causando problemas mais sérios.

Apesar de não ser mágica (já que para emagrecer não existe mágica, não é?), esses recursos podem ajudar principalmente a eliminar aquelas bolsinhas de gordura localizada que teimam em permanecer.

A esteticista Viviani Carrer explica que a massagem mobiliza os tecidos, melhorando a troca metabólica ente eles.

“Assim, auxilia a diminuir o edema, já que ativa a circulação sanguínea e linfática, além de acelerar a eliminação de toxinas. Essas massagens também oxigenam os tecidos, estimulando a produção de fibroblastos e, conseqüentemente, de colágeno”.

Se o objetivo é enxugar o corpo, a massagem redutora pode ajudar. Ela modela o corpo e melhora a aparência em regiões que as mulheres costumam ter acúmulo de gorduras, como glúteos, braços, culotes, além de afinar a cintura. Entretanto, se for feita de maneira inadequada, com pressão exagerada, pode ter efeito contrário e prejudicar a silhueta da mulher. “Se feita no sentido oposto às fibras musculares, pode causar flacidez naquele tecido, rompimento de micro-vasos, dor e edema, além de estimular disseminação de bactérias ou agente agressor em um quadro infeccioso ou inflamatório”, explica Viviani, que é professora do Centro de Educação Profissional Martinus, de Curitiba, PR.

istock weight loss2 300x199 Aprenda algumas técnicas para acelerar a redução de medidasA diferença da massagem modeladora para a relaxante, é a forma dos movimentos. Para auxiliar a modelagem e quebra dos nódulos de gordura, é necessário que o massagista faça movimentos mais fortes e com maior pressão, atingindo uma camada corporal mais profunda. Por isso, pode acontecer de algumas mulheres, após a sessão, ficar com a pele avermelhada.

Isso ocorre principalmente com pessoas de pele branquinha e que são mais sensíveis. Mas a pressão muito forte pode estourar os vasos sanguíneos e causar pequena hemorragia interna, que forma círculos de cor roxa na região afetada e causa dor e desconforto.

Logo, vale lembrar que a massagem não pode causar edemas no corpo. Muitas mulheres acreditam que a dor é um sinal de que o tratamento está fazendo efeito, o que é totalmente falso.  A massagem bem feita é aquela que reduz gordura localizada sem precisar machucar o paciente. Por isso, desconfie se o profissional disser que é normal a pessoa ficar levemente machucada ou com desconforto causado por hematomas.
Também participam desse processo cremes liporredutores, usados para facilitar o vaivém dos movimentos, com ativos tais como centelha asiática, cáscara-sagrada, cafeína, entre outros. “Os cosméticos hiperêmicos (que esquentam a região) amolecem a gordura, facilitando seu escoamento. Já os crioterápicos (que esfriam o local) fazem com que as células adiposas se agitem para esquentar a área resfriada, ajudando assim a dissolver os lipídios”, afirma Vanda Regina.

“Aliada a uma alimentação balanceada e hipocalórica e à prática regular de atividade física, a minilipo aplicada como automassagem proporciona a redução de até 2 cm da gordura localizada”, afirma Maria de Fátima, que também é professora de educação física. Ficou animada? Então siga o passo-a-passo ao lado e aprenda a fazer uma verdadeira lipo manual em casa.

Auto-Massagem Modeladora

Faça estes movimentos de forma rápida e profunda (usando um cosmético para potencializar os produtos) pelo menos três vezes por semana, com duração de 5 a 10 minutos cada sessão:
1222724991276 bigPhoto 11 Aprenda algumas técnicas para acelerar a redução de medidas

  • 1. Deslize as mãos com certa pressão, em movimentos alternados, em direção à virilha.
  • 2. Pince a gordura com a ponta dos dedos e vá levando as mãos do joelho ao alto da coxa.
  • 3. Friccione as mãos com vigor e pressão, do joelho para o culote, ativando a circulação.
  • 4. Passe as mãos com firmeza sobre o abdômen, massageando a região no sentido horário.
  • 5. Desloque as mãos de trás para a frente na cintura, com vigor e um pouco de força.
  • 6. Belisque a gordura e trabalhe a cintura de trás para a frente dos dois lados.

Fontes:
corpoacorpo.uol.com.br/
minhavida.com.br
colunistas.ig.com.br/fitness
http://vilamulher.terra.com.br

pixel Aprenda algumas técnicas para acelerar a redução de medidas

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Aprenda algumas técnicas para acelerar a redução de medidas | Corpoemfoco.com.br, seu personal trainer online. -- Topsy.com - 16. fev, 2011

    [...] This post was mentioned on Twitter by Lucas Rodrigues, JC Fisioterapia and Corpo em Foco, Saúde RP Comunicação. Saúde RP Comunicação said: Aprenda algumas técnicas para acelerar a redução de medidas: O nome é auto-explicativo. A técnica tem c… http://bit.ly/heeNQp #sauderp [...]

Leave a Reply