Solange Frazão, um exemplo de boa forma que nos inspira!

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solange frazao1 Solange Frazão, um exemplo de boa forma que nos inspira!By Marco Máximo

Aos 48 anos, Solange Frazão é símbolo da combinação saúde e malhação. Não é para qualquer uma, definitivamente. Vemos belas mulheres emergentes com seus vinte e poucos anos pipocarem na mídia por seus corpos construídos da noite para o dia e depois sucumbirem para dar lugar àquela que será a bola da vez. Com Solange é diferente.

A musa sarada atravessa as décadas com uma beleza sincera e um corpo irreparável, sempre com muita leveza e simpatia. Além de fazer os homens suspirarem, inspira mulheres de todo o País, que perceberam que dá para “chegar lá” mudando alguns hábitos e treinando com afinco e dedicação e ao mesmo tempo levar uma vida normal e não de princesa desocupada. A ex-personal trainer, apresentadora de TV, empresária e mãe fala nesta entrevista pingue-pongue sobre sua experiência no mundo fitness, sobre sua adolescência, gestação, dieta e treinos.

P- Solange, onde você nasceu? O que fazia em sua adolescência?

R- Sou paulistana da gema, com muita honra. Amo São Paulo.

Sempre fui apaixonada por esportes desde pequena e era uma adolescente que andava na rua com os meninos, mas vaidosa. Sempre estava de batom, rsrs.

Morava em um bairro tranqüilo, onde eu podia andar de bike o dia inteiro.  Sempre fiz muitos esportes no clube bem próximo à minha casa e tinha o privilégio de ir à escola de bike.

Cresci rodeada de bons hábitos e ótimas companhias. Isso é muito importante para o futuro das crianças: as amizades e o local onde são criadas, afinal o conjunto oferece boas ou más atitudes.

Era uma moleca… Jogava futebol com os meninos e não saía das quadras. E nunca deixei minha feminilidade de lado. Cresci com uma visão de saúde muito presente no meu dia-a -dia.

P- Como foi parar no mundo fitness?

R- Não me vejo em outro lugar senão neste mesmo onde estou e sempre estive.

Depois do esporte me interessei pela dança. Fiz jazz e balé clássico e moderno.  Na época não existiam academias, mas comecei a misturar as atividades. Percebi que meu corpo, que sempre foi bonito porque todos me elogiavam, foi ficando definido e forte e foi então que descobri que o esporte e a dança eram a minha paixão.

Comecei a participar e ganhar concursos para miss, o que me deu fama de personalidade do corpo bonito.

Fiquei conhecida por jornais e revistas na década de 80 como a “Miss São Paulo do Corpo Perfeito”.  Eu sabia que o título era resultado dos esportes que praticava e a dança. Depois disso fui me interessando por tudo o que era novidade nessa área: exercícios, modalidades, tecnologias misturadas e outros estudos.

No fim da década de 80 começaram a surgir as academias, os exercícios de musculação e as ginásticas aeróbicas. Foi assim que tudo começou. Amor à primeira vista e para sempre.

P- Como era seu corpo antes de treinar? Como era sua dieta?

R- Desde jovem sempre tive um corpo normal de quem praticava esportes. Sem querer, eu mantinha um corpo saudável por conta das atividades que fazia não pelo corpo, mas pela alma e paixão ao que eu fazia. O corpo sempre foi consequência.

Minha alimentação sempre foi ótima porque minha mãe era muito entendida e cuidava muito desta parte. E olha que naquele tempo tínhamos poucas novidades em nutrição como vemos hoje. Aprendi a comer verduras, legumes e muitas frutas com a minha mãe. Valeu.

P- As mulheres nas décadas passadas enfrentavam preconceito na musculação. Hoje, a sociedade prefere as mulheres saudáveis e saradas. Como você notou isto e como enfrentou a ocasião?

R- Nunca percebi a diferença porque na minha época as mulheres não eram tão musculosas. Eram, no máximo, mais definidas por conta do esporte. Hoje é mais comum ter o corpo mais sarado porque temos mais oportunidades e informações.

Acho que o corpo bonito é aquele natural e definido sem deixar de ser feminino. Algumas mulheres estão exagerando e não acho saudável um corpo muito forte quando existem artifícios para tal. Em minha opinião, o corpo mais bonito é o saudável, que requer exercícios moderados e alimentação equilibrada, além de boas noites de sono.  O resto a natureza faz. Não precisa ser a Mulher Maravilha para chegar lá.

solange by juliana arliani4 Solange Frazão, um exemplo de boa forma que nos inspira!by Juliana Arliani

P- Como você, que está há muitos anos no mercado, enxerga a evolução do corpo da mulher, cada vez mais sarado?

R- Parabéns para a maioria das mulheres e digo cuidado àquelas que a qualquer preço querem ficar perfeitas. O mais bonito é a preocupação com a elegância e a saúde. Hoje em dia percebeu-se que são mais importante a qualidade de vida e a saúde que estar plasticamente perfeita.

Prefiro nem usar o termo “malhado”, porque parece algo dolorido. Digamos que a mulher quer ficar mais elegante e durinha, no máximo mais definida.  O mais bonito hoje é ficar elegante respeitando cada biótipo.

Lembrando que podemos prevenir doenças, incluindo alguns tipos de câncer com a prática de exercícios físicos.

P-Como é sua dieta hoje, quantas horas de treino de musculação você faz por semana? Você pratica algum esporte?

R- Fui me adaptando às dietas conforme minha idade e as oportunidades.  Antes eu podia comer quase tudo e meu organismo respondia muito bem, mesmo com um pedacinho de doce ou um pastel de feira às vezes…  Hummmm… rsrs

Hoje vejo que preciso manter uma dieta extremamente rigorosa para obter resultados. Não consumo mais doces, frituras, gorduras trans, sódio, farinha branca e alimentos enlatados. Praticamente nunca.  É muito raro poder me dar a este luxo.

Procuro manter rigorosamente uma alimentação natural com verduras, legumes, integrais, azeite, frutas, castanhas, aveia, linhaça, quinua, e tudo o que possa ser saudável.  Hoje me preocupo muito mais com minha qualidade de vida que com meu corpo.  Mas o corpinho tem agradecido… rsrs. E também sei que vale a pena pela minha saúde.

Quanto aos exercícios prefiro responder que não é o tempo que interessa e sim a qualidade dos exercícios. Faço meu treino programado e bem funcional. Na verdade não fico horas na academia porque trabalho muito e tenho muitos compromissos. Mas eles são completos. Em uma hora e meia faço tudo. Também faço uma corridinha cinco vezes por semana e pratico tênis uma vez na semana, aos sábados. O importante é a disciplina diária.

P- Há algum segredo para ter um corpo sarado e não ficar com trejeitos masculinos e maneiras elefantinas? Como saber onde está o limite?

R- É preciso ter bom senso e equilíbrio.

A saúde é um ótimo ponteiro. Manter sempre um contato com os exames rotineiros de prevenção é muito importante. E também nada melhor que o espelho, que mostra a verdade. O corpo bonito é simplesmente o mais saudável. Quanto menos gordurinhas localizadas, mais saúde.

P- Como é seu treino de musculação hoje (como está dividido, quantas séries e repetições do que)?

R- Isso é muito variável. Não tenho um treino muito repetitivo e também não fico repetindo muito os exercícios e séries. Gosto de variar para ser mais prazeroso. Hoje, como disse anteriormente, gosto dos exercícios funcionais misturados com a musculação bem pesada.

Fico um mês fazendo o funcional com bolas, pesos livres, elásticos, pilates etc. E no outro mês  treino musculação pesada. Trabalho com as máquinas e faço agachamentos. Além disso, mantenho a rotina aeróbia (corrida, bike e transport) por 30 a 40 min por dia, cinco vezes por semana. Segundas, quartas e sextas treino pernas e glúteos. Terças e quintas faço braços e abdômen.  Aos sábados jogo tênis. Tem sido maravilhoso!

P- Você tem filhos. Uma dúvida das mulheres que treinam e ainda não tiveram filhos é como o corpo pode responder depois de tantas mudanças e como a musculatura abdominal reage, uma vez que ela se desloca durante a gestação?

R- Talvez eu seja a prova viva de que é possível ficar bem.  Tenho 3 filhos e minhas 3 gestações foram bem pesadinhas. Meus filhos nasceram com mais de 3 kg e minha barriga ficou enorme. Cheguei a 9 kg a mais no período.

O segredo é preparar a musculatura abdominal “antes” da gravidez e não deixar de fazer exercícios durante. É errado pensar e dar a desculpa da genética. Na verdade, a genética tem apenas uns  15% de responsabilidade. Fora isto, o que conta são o estilo de vida, alimentação e exercícios.

A alimentação é extremamente importante na gravidez. Tem de ser monitorada o tempo inteiro por uma nutricionista e tem de ser seguida rigorosamente. Depois da liberação médica, voltar às atividades físicas normais depois do parto.  Vai de pessoa para pessoa, mas seria uma média de 30 dias para as caminhadas e 70 dias para a musculação.

O mais importante é pensar na saúde do bebê e da mamãe sem achar que tem que comer por dois.

Amamentar é muito saudável para a mamãe que queima 1.000 calorias por dia com as mamadas. E a saúde do bebê agradece.

solange 2 By Marco Maximo Solange Frazão, um exemplo de boa forma que nos inspira!By Marco Máximo

P- Qual a receita para conseguir se manter sempre na área, sempre trabalhando e sendo reconhecida pelo público e pela mídia como case de sucesso?

R- Em primeiro lugar fazer o que amo e com o maior prazer. E depois falar a verdade. Sempre falei a verdade. Faça o que faço e faça o que eu digo! A “Solange Frazão”, que hoje é marca de referência em saúde, pratica o que fala, e fala por experiência.

Penso que é muito importante você passar a sua experiência. O segredo é ser verdadeira e mostrar o quanto vale a dedicação para a saúde. O resultado é visível e eterno. O resultado sou eu mesma.

Sei que tenho muitos seguidores e pessoas que acreditam na minha verdade. Não sou apenas uma profissional e sim a resposta das minhas atitudes.

Fico muito feliz por passar esta credibilidade às pessoas e o resultado é um enorme público que confia mais e mais em mim. Fico muito feliz e realizada.  Aliás, obrigada a todos por isso!

P- Quais dicas você daria para os leitores homens e mulheres do Corpo em Foco?

R-
1- TRACE UMA META;

2- PENSE NA SUA SAÚDE;

3- BUSQUE SEU OBJETIVO COM FORÇA E CORAGEM;

4- NUNCA DESISTA;

5- SEJA PERSISTENTE;

6- SEJA DETERMINADO;

7- ACREDITE EM VOCÊ;

8- COBRE-SE TODOS OS DIAS;

9- MARQUE O SEU NOME NA AGENDA;

10- SEJA FELIZ!

SAÚDE SEMPRE!!!

FABIMELLO801 Solange Frazão, um exemplo de boa forma que nos inspira!Fabiana Mello
Jornalista de profissão, atleta de artes marciais por devoção e modelo fitness.
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pixel Solange Frazão, um exemplo de boa forma que nos inspira!
Catogorias: 1 Fitness, Colunistas

8 Responses to “Solange Frazão, um exemplo de boa forma que nos inspira!”

  1. Monica
    23. mar, 2011 at 13:42 #

    Ela pode fazer todas as dietas do mundo e malhar como louca.. Infelizmente a flacidez da idade é implacável e o que vemos são fotos com Photoshop, pq ao vivo…. Eu já a vi e comprovei… Pra ser feliz e saudável não é preciso tudo isso…

  2. valquiria santos
    23. mar, 2011 at 14:22 #

    Solange frazão é uma prova viva q pode se manter bem e bonita aos 48 anos e com 3 filhos, ela é um exemplo de mulher bonita e com um corpo maravilhoso, filhos não é mais desculpa pra dizer q o corpo não voltará como antes, ela continua até mais bonita de qdo tinha seus 20 anos, acho ela simplismente linda um exemplo para nóis todas q queremos cada vez melhorar. Parabéns Solange.

  3. garanhão ital
    23. mar, 2011 at 17:58 #

    48 anos, nesse nipe ela pode chegar aos 60 que eu pego.
    vai ser boa assim la em casa

  4. T3 TOL
    23. mar, 2011 at 18:56 #

    Olá!

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  5. jane cristtina
    11. out, 2011 at 3:19 #

    eu adoro solnge acho um exemplo continua assim chega ao 100 anos com corpinho de 20 é isso ai

  6. jane cristina
    11. out, 2011 at 3:20 #

    eu gosto muito da solange queria saber o que ela faz para o rosto ficar inpecavel

  7. mone moninha
    08. mar, 2012 at 23:39 #

    Lindaaaaaaa, vc é um exemplo pra muitas mulheres!!!

  8. Simone jordão
    10. mar, 2012 at 17:34 #

    Ola meu nome e Simone Jordão, sou enfermeira e professora de Educação Física trabalho com sorrisos e muito feliz por fazer das minhas profissões os meus cuidados como a Solange Frazão um exemplo de mulher. Bjssssssssssssssssssssss

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